Quando toda a escola educa, a aprendizagem se transforma

Por Cynthia Castro
3 Min

Por Roberta Brito de Castro Pereira*

Não há progresso humano e profissional sem a participação do professor. Mas, ao longo da minha trajetória, aprendi que a educação vai além da sala de aula e que o ambiente escolar é um espaço em que todos os profissionais, sem exceção, exercem papel educativo.

Essa minha percepção aumentou quando passei a atuar diretamente guiada pelo legado de uma grande mestra, a Profa. Áurea Sigrist de Toledo Piza, uma educadora que marcou gerações no interior de São Paulo. Professora, diretora, supervisora de ensino e formadora de milhares de docentes, ela sempre defendeu que educar não era apenas transmitir conteúdos, mas formar cidadãos.

Segundo os seus ensinamentos, o aluno aprende não apenas na sala de aula, mas também na forma como é acolhido na secretaria, no cuidado que observa da equipe de limpeza, na disciplina exigida pelo inspetor ou no acolhimento e escuta exercida por um coordenador. Cada interação é uma oportunidade de aprendizagem.

A gestão escolar, nesse contexto, tem um papel decisivo. Não basta apenas planejar conteúdos e avaliar desempenho, é preciso construir uma cultura que reconheça e potencialize a contribuição de todos. Secretárias, inspetores, colaboradores de limpeza, cozinheiros, auxiliares e coordenadores também educam e sua valorização é essencial para que a escola funcione como uma verdadeira comunidade de aprendizagem.

Em tempos em que a educação é frequentemente medida por resultados acadêmicos, é importante lembrar que a escola é, antes de tudo, um espaço de desenvolvimento humano. Cada gesto de cuidado, cada palavra de incentivo, cada exemplo de ética ou responsabilidade contribui para a formação de cidadãos conscientes e empáticos.

No ambiente escolar, vínculos de confiança são criados e reforçados diariamente. Os alunos elegem como referência aqueles que conseguem enxergá-los além das notas e do boletim, valorizando quem reconhece sua individualidade. Por isso, é fundamental olharmos de forma ampla e integrada para todos os profissionais que participam da formação desses jovens.

Proponho que possamos ampliar o olhar e também reconhecer todos os profissionais que, dentro da escola, ajudam a formar pessoas. Porque educar é um ato coletivo e, no ambiente escolar, todos somos educadores.

 

*Roberta Brito de Castro Pereira é diretora pedagógica da educação infantil e núcleo bilíngue do Colégio Lumen Verbi, instituição de ensino referência em ensino integral e formação humanizada.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CYNTHIA SILVA CASTRO
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.