23/06/2023 às 10h29min - Atualizada em 31/07/2023 às 21h03min

Chef Aprendiz realiza competição final da edição Embu das Artes no Grand Hyatt São Paulo

O evento conclui o ciclo de oficinas e reúne os jovens participantes para apresentar um menu completo aos chefs de estabelecimentos parceiros. Os melhores colocados saem com entrevistas de emprego agendadas

Maria Santos

A competição final do Chef Aprendiz Embu das Artes, que será realizada em  24 de junho, marca o encerramento do ciclo de oficinas desta edição. O evento desafia os participantes do projeto social a colocar os conhecimentos adquiridos à prova, apresentando um menu completo aos chefs e donos de restaurantes que estão com oportunidades de empregos abertas. Este dia especial conta com o apoio do Grand Hyatt São Paulo, que oferece toda a sua estrutura e hospitalidade para que os jovens possam executar com excelência as receitas que criaram. Na banca de jurados estão confirmados os representantes do Paellas Pepe, Casa Santo Antônio, Jui, Quitanda e Hilton São Paulo Morumbi. Todas as oficinas desta edição foram realizadas com incentivo via ProAC ICMS e patrocinadas pelas marcas: Comgás (diamante), Lopes Supermercados (ouro), Catupiry (prata), Sapore (prata) e Oster® (apoio).  

Para além de avaliar as receitas dos pratos e o desempenho durante a competição final, o time do Chef Aprendiz contabiliza, para o resultado dos ganhadores, algumas informações individuais dos jovens como: pontualidade, participação, capacidade de trabalhar em grupo, execução das tarefas e cuidado com os materiais. Assim, os participantes são reconhecidos por sua performance durante todo o processo. Os melhores colocados já saem do evento com entrevistas agendadas, mas todos os que desejam seguir na carreira gastronômica recebem apoio para buscarem sua primeira oportunidade de emprego.

Com o objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social moradores das comunidades de São Paulo capital e grande São Paulo, para ingressarem no mercado de trabalho de modo mais preparado e autoconfiante, o Chef Aprendiz é o projeto social mais conhecido do Fadaris - Instituto de desenvolvimento, educação e cidadania. Cada edição é composta por oficinas com conteúdo do ensino médio aplicado na culinária, técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, nutrição, legislação, dinâmicas psicoterapêuticas em grupo, autoconhecimento, gestão emocional, educação financeira, carreira, preparo para entrevistas de emprego, elaboração de currículo e muitos outros temas. 

“Dados internacionais indicam uma maior dificuldade dos jovens dessa faixa etária para ingressarem no mercado de trabalho por falta de oportunidades e recursos específicos. Há, inclusive, metas específicas dentro dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODSs) para que este grupo seja priorizado em termos de empregabilidade ao redor do  mundo todo. Por isso, além de ensinar técnicas de gastronomia, buscamos apoiar o desenvolvimento emocional e técnico dos jovens para que se sintam mais preparados e seguros no mercado de trabalho, construindo suas próprias trajetórias a partir de escolhas conscientes e novas oportunidades. Após o ciclo de oficinas, a competição final e a formatura, os jovens passam por entrevistas em estabelecimentos parceiros que contam com oportunidades de empregos”, complementa Beatriz Mansberger, fundadora do Chef Aprendiz.

Com a conclusão do ciclo de oficinas da turma de Embu das Artes, o projeto social chegará em 12 edições realizadas e mais de 180 jovens formados. Até 2022, 90% dos alunos receberam uma oportunidade na área. Alguns iniciaram na carreira gastronômica e depois seguiram por outros caminhos, como enfermagem, engenharia e psicologia. Desde 2015, aproximadamente 73% de todos os participantes estão trabalhando ou participando de entrevistas de emprego. Entre os estabelecimentos que são parceiros e oferecem vagas estão o Hotel Emiliano, Palácio Tangará, Jui, Pato Rei, Jacarandá, Mica Chocolates, Handz by Rodrigo Einsfeld, Hospedaria Moóca, Dengo Chocolates, Quitanda, Botanikafé, La Cura, Ofner, Pati Piva, Tartuferia San Paolo, Confeitaria Christina, entre outros.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp