Rumo ao transporte público sustentável

Por Gabriela Queluz, engenheira florestal e especialista do Mova-se Fórum de Mobilidade

Por KASANE COMUNICAÇÃO
4 Min

Rumo ao transporte público sustentável
Arquivo pessoal

Em 2025, Goiás se consolida como exemplo de inovação e compromisso com o futuro. Isso porque o Estado lidera um dos projetos mais ambiciosos do país na área de mobilidade urbana: a substituição completa da frota de ônibus convencionais a diesel por veículos movidos a biometano, elétricos e a diesel Euro 6. Ao todo, serão mais de 1,5 mil novos ônibus com tecnologias sustentáveis, representando um marco histórico para o transporte coletivo e para a política ambiental brasileira. 

Tal iniciativa está diretamente alinhada a dois Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: o ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima. O primeiro reconhece o transporte público como elemento central para tornar as cidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis, garantindo deslocamentos acessíveis e com menor impacto ambiental. Já o segundo reforça a urgência de políticas públicas voltadas à redução das emissões de gases de efeito estufa e à promoção de tecnologias limpas. 

Cabe destacar que, investir em ônibus com tecnologia Euro 6, biometano e elétricos, é um passo decisivo na descarbonização do transporte público e na melhoria da qualidade do ar urbano do cidadão. O biometano, por exemplo, combustível renovável obtido a partir de resíduos orgânicos, traz ganhos ambientais e econômicos, ao mesmo tempo em que estimula a economia circular e a gestão eficiente de resíduos. Já os ônibus elétricos eliminam totalmente as emissões locais, reduzindo a poluição sonora e oferecendo um transporte mais silencioso, confortável e moderno. 

É importante ressaltar ainda que essas transformações vão muito além do cunho ambiental, uma vez que a renovação da frota impacta diretamente o bem-estar da população, diminuindo doenças respiratórias associadas à poluição e promovendo um ambiente urbano mais saudável. Além disso, a modernização também representa eficiência operacional, redução de custos públicos em saúde e valorização dos espaços urbanos, tornando o transporte coletivo uma opção mais atrativa e sustentável. Assim, o projeto goiano demonstra que é possível não apenas cumprir metas globais de sustentabilidade, mas implementar soluções integradas que aliam mobilidade, energia limpa e qualidade de vida.  

Em 2023, a ONU instituiu o Dia Mundial do Transporte Sustentável, a ser celebrado em 26 de novembro, justamente para comemorar essas conquistas que apontam para o futuro, despertar a consciência coletiva sobre o papel do transporte público como agente de transformação social e ambiental, e inspirar gestores, cidadãos e empresas a repensarem seus deslocamentos e escolhas diárias. Assim, será possível enxergar um futuro movido a energia limpa, responsabilidade ambiental e bem-estar coletivo – e, ainda, um futuro em que o transporte público deixa de ser apenas um serviço essencial e passa a ser símbolo de inovação, consciência e respeito à vida.  

Gabriela Queluz é engenheira florestal e especialista do Mova-se Fórum de Mobilidade 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA OLIVEIRA DE ASSIS
[email protected]


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.