27/07/2023 às 11h40min - Atualizada em 31/07/2023 às 22h00min

Facetas de Resina Composta: sorriso bonito e duradouro

Cirurgião dentista Dr. Rafael Moreira explica aplicação, usos e manutenção do procedimento.

Via Assessoria
Via Assessoria
Freepik
Um sorriso bonito e saudável é praticamente um cartão de visitas e, na era das redes sociais, a busca por ele tem se tornado cada vez mais frequente. As facetas de resina composta são uma eficiente solução para quem está nessa procura. O procedimento é rápido, seguro e não demanda visitas extras ao dentista para a realização de manutenção.

O cirurgião dentista Dr. Rafael Moreira, formado pela Universidade Ibirapuera e que atende na capital paulista explica que as facetas de resina são indicadas para pequenas correções. “De cor, forma e tamanho dos dentes. Mau posicionamento dos dentes na arcada. Dentes que não estão alinhados também podem ser solucionados com as facetas em resina, observadas as limitações de durabilidade do material. As indicações são os fechamentos de espaços, dentes com mais 50% da superfície recobertas por restaurações antigas e amareladas, urgências estéticas como interrupções de empregos”, exemplifica o especialista.

O primeiro passo, segundo o Dr. Rafael Moreira, é "uma conversa entre o profissional e o paciente e ver qual a necessidade desse paciente e se ele tem indicação ou não para realizar o procedimento, que claro, deve ser feita com segurança. O paciente só tem indicação se ele passar por inúmeros exames clínicos e é feita uma avaliação. A escolha da cor e o formato do dente é uma conversa entre o profissional e o paciente. O profissional analisa o que mais se encaixa como cor, formato e tamanho de acordo com o exame de análise facial e se der tudo certo com os exames, dependendo do caso, ele vai fazer os procedimentos no mesmo dia”, explica.

Sobre as vantagens das facetas de resina composta em relação a outros materiais, o cirurgião destaca que "as facetas diretas de resina composta surgem como uma alternativa mais conservadora, oferecendo a vantagem de resultado imediato ao paciente e dispensando o processo da etapa do laboratório, com possibilidade de reparo, que permite ao profissional o controle da cor e a forma dos dentes restaurados e mesmo fazer ajustes."

"O procedimento de facetas de resina composta é rápido e seguro, graças aos agentes de união entre dente e faceta," explica o cirurgião dentista. Quanto ao desgaste, ele destaca que "é necessário fazer uma avaliação para conseguir avaliar se existe a indicação correta e se irá existir desgaste ou não." Geralmente, a transformação completa do sorriso é realizada com "20 lentes, de 8 a 10 dentes superior e de 8 a 10 dentes inferior”, garante o Dr. Rafael.

O procedimento é contra-indicado, porém, para pacientes que têm bruxismo, dentes hígidos, ou em casos de transformações marcantes na forma e cor do sorriso, além de dentes escurecidos por tratamento de canal. "É necessário escolher profissional bem qualificado, que execute o trabalho com grande maestria e ver se você, paciente, tem a indicação correta para fazer o procedimento de facetas de resina composta”, alerta o Dr. Rafael.

A manutenção das facetas é de rotina para limpeza, exames clínicos e aplicação de pomada para brilho. O especialista ressalta que é necessário que o paciente vá até o consultório de seis em seis meses para a saúde bucal habitual e otimizar as facetas. Se o paciente tiver cuidado com a saúde bucal, o procedimento pode durar de 10 a 15 anos.

Fonte:

Dr. Rafael Moreira | @dr.raphaelmoreira

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp