31/07/2023 às 15h40min - Atualizada em 31/07/2023 às 22h00min

Atuação estratégica de universidade corporativa apoia projeto de expansão no Grupo Sabin

Os números alcançados pela Universidade Corporativa do Grupo Sabin revelam a importância de integrar, capacitar e desenvolver competências para engajar profissionais e apoiar crescimento sustentável

Anne Elise
Desenvolver competências e gerar diferencial competitivo para o mercado, esta é a missão da equipe da Universidade Corporativa do Grupo Sabin - UniSabin, que, desde 2009, promove ações especializadas de educação corporativa para envolver colaboradores em um ecossistema rico e criativo de aprendizado contínuo e troca de conhecimento. Nos últimos 10 anos, a Unisabin tem apoiado a organização em um ousado projeto de expansão que levou o Jeito Sabin de cuidar às cinco regiões do país.  
  
Um modelo consolidado, que foi apresentado durante o XV Encontro Nacional de Gestores das Universidades Corporativas, realizado pela Anitec – Associação Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa, em Brasília, no mês passado. O evento propiciou a aproximação de grandes empresas de diversos segmentos em torno do mesmo propósito: compartilhar práticas de desenvolvimento profissional alinhado aos negócios. Entre as questões discutidas: quais os desafios e as tendências para o futuro das universidades corporativas?  
  
Segundo a diretora Administrativa e de Pessoas, Marly Vidal, um dos grandes desafios, dentro da universidade, é manter um desenvolvimento acelerado, principalmente focado nos soft skills. “Pensamos em competências para o futuro e como essas habilidades comportamentais se conectam com a própria tecnologia e, principalmente, ancorado em pilares de diversidade, equidade e inclusão”, explica. 
  
“Nosso modelo mantém sinergia com vários processos da gestão de pessoas que envolvem o crescimento profissional de nossos colaboradores, como mapeamento de talento, promoção interna, formação de liderança e sucessão”, completa. 
  
Marly acredita nessa estratégia para manter a competitividade da empresa em diferentes circunstâncias. “Precisamos dessa ferramenta para direcionar as pessoas para as aptidões já demandadas ou novas, quer seja num processo de integração, ou nos novos negócios, dentro do próprio ecossistema. A universidade tem todo esse know how, de ajudar na preparação dos profissionais, para suportar o crescimento e a perenidade do negócio”, completa. 
  
Especialmente durante a pandemia, a empresa viu a vantagem de contar com uma ferramenta de educação dentro de casa para preparar seus profissionais para esse enfrentamento e o futuro pós-pandemia. 
  
Em 2022, a Unisabin impactou mais de 6.700 colaboradores com seus treinamentos e capacitações, ou seja, quase todos os seus 7 mil profissionais tiveram suas habilidades enriquecidas, técnicas aprimoradas e experiências renovadas no período.  Foram quase 120.000 certificados emitidos e mais de 180 mil horas dedicadas ao desenvolvimento de competências, com índice de satisfação na casa de 97%, número que destaca o sucesso da iniciativa.  
  
Para oferecer o que há de novo e resolutivo quanto aos processos de formação, qualificação e capacitação profissional, a Unisabin conta com 245 educadores. Temas como diversidade e inclusão, liderança, sustentabilidade e transformação digital foram abordados e atualizados. A tecnologia também é uma grande aliada, já que uma plataforma EAD garantiu a disseminação do conteúdo nas unidades de negócio do Sabin. 
  
Desta forma, a UniSabin promove ações presenciais para o desenvolvimento de técnicas e competências, além de ter o portal de educação à distância, com um ambiente virtual capacitado, intuitivo e lúdico para propagar o conhecimento e o aprendizado em âmbito nacional. 
  
A presidente do Grupo Sabin, Lídia Abdalla, celebra os resultados e destaca a importância de fomentar o conhecimento. “As universidades corporativas desempenham um papel fundamental na integração, capacitação e desenvolvimento de competências para a conquista dos objetivos estratégicos das empresas. Em 2009, criamos a Unisabin, que tem sido um benchmarket inspirador para outras companhias. Faz parte da nossa atuação empresarial incentivar ações e eventos com foco no desenvolvimento e capacitação de pessoas”, afirma. 
  
Grupo Sabin | Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.  
  
Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 6,5 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país.   
  
O ecossistema de saúde do Grupo Sabin integra um portfólio de negócios que contempla análises clínicas, diagnósticos por imagem, anatomia patológica, genômica, imunização e check-up executivo.  Além disso, contempla também serviços de atenção primária contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas e linhas de cuidados coordenados, pela Amparo Saúde e plataforma integradora de serviços de saúde - Rita Saúde - solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.  
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp