22/06/2023 às 11h35min - Atualizada em 31/07/2023 às 22h01min

Conheça medidas preventivas para proteger seus animais de estimação contra a Febre Maculosa

Coordenador da Anhanguera ressalta cuidados e atenção redobrada que devemos ter com nossos pets com o alto índice de casos da enfermidade

Nicholas Montini Pereira
Divulgação

A febre maculosa, que pode variar desde formas clínicas leves e atípicas até formas graves, possuindo elevada taxa de letalidade, é uma doença transmitida por carrapatos que pode afetar tanto os seres humanos quanto cães e gatos. Os casos de febre maculosa têm aumentado significativamente nos últimos tempos e, por esse motivo, é fundamental que os tutores estejam cientes e adotem medidas preventivas para proteger seus animais de estimação. 

Com o aumento da incidência da grave doença, o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Odilon Soares, compartilha sua opinião sobre as medidas preventivas que os donos de animais de estimação podem adotar para proteger seus amados companheiros e evitar a exposição a esses parasitas perigosos. 

O docente enfatiza a importância de seguir algumas medidas preventivas: 

  • Consulte um veterinário para determinar o melhor medicamento preventivo contra carrapatos para o seu animal de estimação. Esses medicamentos são altamente eficazes na prevenção de infestações de carrapatos e devem ser administrados regularmente, conforme as instruções do profissional; 

  • Banhos regulares e escovação ajudam a detectar e remover carrapatos presentes no pelo do animal de estimação. Use xampus antiparasitários recomendados pelo veterinário para repelir carrapatos; 

  • Mantenha o ambiente onde seu animal de estimação vive limpo e livre de carrapatos. Corte a grama regularmente, remova folhas caídas e detritos, e evite áreas arborizadas ou com vegetação densa, onde os carrapatos tendem a ser mais comuns; 

  • Realize verificações regulares no corpo do seu animal de estimação em busca de carrapatos. Preste atenção especial nas áreas de difícil acesso, como orelhas, patas, barriga e região genital. Caso encontre um carrapato, remova-o cuidadosamente com uma pinça apropriada, evitando espremer o corpo do carrapato. 

  • Em áreas propensas a carrapatos, como trilhas ou parques arborizados, considere o uso de roupas protetoras e repelentes específicos para animais de estimação. Isso ajuda a minimizar o contato com os carrapatos. 

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera oferece educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho por meio de seus cursos de graduação, pós-graduação, cursos Livres, preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos, presenciais ou a distância, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. São mais de 15 mil profissionais e professores entre especialistas, mestre e doutores. 

Além disso, a instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas. A Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar conhecimentos com toda a sociedade a fim de impactar positivamente as comunidades ao entorno das instituições de ensino. Para isso, conta com o envolvimento de seus alunos e colaboradores a partir de competências alinhadas às práticas de aprendizagem e que contribuem para o desenvolvimento do País. 

Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 106 unidades próprias e 1.398 polos em todo os estados brasileiros.  

Acesse o site e o blog para mais informações.    


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp