31/07/2023 às 11h26min - Atualizada em 31/07/2023 às 22h04min

Posicionamento de marca na mídia: o trabalho da assessoria de imprensa para criar uma boa relação com o público

Para que a empresa fique marcada na mente dos consumidores e investidores, é essencial o trabalho de assessoria de imprensa, capaz de criar uma ponte entre empresa e formadores de opinião

Elaine Rodrigues
 

Uma agência de assessoria de imprensa eficiente desenvolve papel importante quando o assunto é criar uma presença de mídia em cima da imagem do seu negócio, inclusive na construção dessa imagem transformando o cliente em referência na sua área de atuação. Sobretudo, fazer com que seja lembrado no coração e na mente do seu público.

 

Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação - empresa de assessoria de comunicação focada em fortalecer a marca de empresas no mercado por meio da mídia - explica que a assessoria de imprensa pode, inclusive, ajudar nos resultados financeiros da empresa, por conta da divulgação da marca na mídia. “A assessoria não vende, mas gera uma boa relação com o público-alvo do seu cliente, tudo isso por conta do posicionamento de imagem, capaz de conquistar visibilidade e aumentar a credibilidade diante do público. Principalmente quando trabalhado com agências especializadas em negócios, o resultado consegue ser mais significativo, pois essa assessoria já tem o melhor caminho para contato com jornalistas de forma mais assertiva”, diz.

 

Pesquisa realizada pela HubSpot (empresa americana desenvolvedora de softwares) revela que negócios que investem em posicionamento aumentam a receita entre 10% e 20%, além de gerar maior fidelidade e retenção, resultando, consequentemente, em maior Lifetime Value (LTV), que em tradução significa maior tempo de vida.

 

Estratégia de comunicação

 

Identificadas as oportunidades é hora de estabelecer uma estratégia de comunicação que permitirá alcançar as oportunidades traçadas. Cabe ao assessor de imprensa mapear os principais veículos de comunicação do setor. E não se esqueça, o plano de ação também é fundamental nessa hora para transformar seu negócio em notícia.

 

“A notícia tem que ter relevância e qualidade, e esses conteúdos podem incluir desde press releases (uma das estratégias mais tradicionais em uma ação), a artigos de opinião, entrevistas, e notícias sobre o serviço/ produto da empresa e no setor de atuação. Quanto mais informações interessantes, maiores as chances de atrair a atenção da imprensa, e claro, do seu público”, enfatiza Brito.

 

O poder da assessoria de imprensa

 

Já é mais do que comprovado que a comunicação é um pilar fundamental para o universo corporativo, já que exerce um crescimento orgânico do próprio negócio. A assessoria de imprensa vai muito além de um simples processo de divulgação em canais jornalísticos. Ela atua no fortalecimento da marca, cria uma aproximação com os jornalistas de redação e traz a tão sonhada visibilidade que qualquer negócio precisa.

 

Vale lembrar que todo esse trabalho é feito por meio de mídia espontânea, muito diferente do papel da publicidade que é criar produtos e campanhas específicas como forma de vender.

 

“Posicionamento de marca por meio da assessoria de imprensa envolve muito planejamento, execução e o monitoramento. Para conquistar visibilidade na mídia é necessário ser transparente e ter credibilidade, e o trabalho da assessoria é o melhor caminho para fazer essa ponte entre seu negócio até o jornalista. Daí a real necessidade de considerar uma agência especializada e que possui experiência e know-how em seu segmento de atuação”, finaliza Renata Brito, diretora de comunicação da Fatos&Ideias Comunicação.

 

Sobre a Fatos&Ideias Comunicação

A Fatos&Ideias Comunicação é uma empresa de assessoria de comunicação que tem por objetivo fortalecer a marca de seus clientes no mercado por meio de mídia espontânea e mídias digitais. A empresa de comunicação nasceu em 2013 e tem à frente dos negócios a jornalista e empresária Renata Brito. Especializada em empreendedorismo e franchising, a equipe Fatos&Ideias está sempre atenta ao mercado de comunicação para proporcionar o que há de mais eficiente às marcas que atende. Ao longo desses quase dez anos já atendeu dezenas de redes de franquias de diversos tamanhos e segmentos. www.fatoseideias.com.br 

 

Fatos&Ideias Comunicação[email protected] 

Renata Brito - (17) 9 9107-4530 – [email protected] 

Elaine Rodrigues – (17) 99171-1771 – [email protected]


 
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