31/07/2023 às 08h58min - Atualizada em 31/07/2023 às 22h04min

Geolocalização ajuda PME´s em escolhas assertivas

No mundo dos negócios, mais do que saber o que vender, é essencial saber o ponto onde seus produtos tem saída e consumidores interessados

Rafael Gmeiner
Divulgação

Um dos pontos-chave para qualquer negócio é o lugar onde a empresa será aberta e para qualquer empreendedor, este é um dos principais desafios na hora de abrir a sua empresa, afinal, saber onde estão os consumidores é uma tarefa árdua, dificilmente, realizada por pequenas e médias empresas. 

Isso se dá, na maioria, pelo alto custo de adquirir uma ferramenta que de geolocalização que dará todos os dados necessários. 

Nova realidade em geolocalização para PME´s

Em 2022, houve um aumento de 1,9% de PME´s no País, totalizando a abertura de 3,6 milhões de novos negócios, fazendo o Brasil chegar à marca de 30 milhões de novos empreendimentos, conforme dados do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) e do levantamento do Sebrae.

Além disso, dados do Ministério da Economia mostram que pequenos negócios geram cerca de R$ 420 bilhões de faturamento anual, refletindo em quase um terço do PIB (Produto Interno Bruto).

Estes dados revelam a importância das PME´s no cenário corporativo nacional. Tanto por isso que nasceu a Mapfry, plataforma de Geomarketing para pequenos e médios negócios.

“Ao longo desses anos, percebemos que o mercado estava inteiramente voltado para as grandes empresas. Isso obrigava profissionais a dependerem das grandes empresas para acessarem ferramentas e dados de mercado. Notamos que o Geomarketing estava deixando as pessoas em segundo plano”, comentou o co-founder da Mapfry, João Caetano.

 

A empresa possui grande solidez, já que conta com a experiência de seus sócios, com passagens pelas principais empresas do segmento de geomarketing em diferentes papéis como construção de bases de dados, desenvolvimento de sistemas, marketing e negócios internacionais. 

“A Mapfry busca romper a barreira que sempre separou os empreendedores e as pequenas empresas de soluções para uma melhor seleção de validação de pontos comerciais. Isso cria uma nova realidade, em que empresas de todos os portes podem contar com informações e recursos de análise que antes estavam restritos aos maiores grupos econômicos”, afirma João.

Como uma PME mudou a sua realidade com o geomarketing

Segundo a responsável de expansão da clínica especializada em tratamentos estéticos, Mais Esthetic, Gabriella Oliveira, a escolha do melhor ponto comercial, leva em consideração diversos fatores, que não seriam viáveis sem uma plataforma especializada.

“Elementos como o fluxo de pessoas, população total da região, domicílios por tipo, potencial de consumo, renda por domicílio e o preço de aluguel do ponto em relação ao mercado local, foram cuidadosamente analisados para tomar a decisão mais adequada em relação ao ponto comercial que melhor atenderia nossas necessidades e metas de negócio. A Mapfry nos oferece uma ampla gama de funcionalidades e recursos que atendem nossas necessidades e exigências sobre o mapeamento e análise de dados geográficos. Sem esta ferramenta, não poderíamos ter tantos dados positivos e, muito menos, abrir nossas unidades no locais exatos”, explica Gabriella.

 Além disso, uma ferramenta para geolocalização pode levar empresas a abrirem novos mercados, especialmente, for a do Brasil.

“Sabemos como fazer geomarketing e estamos vivendo o desafio de levar esse conhecimento para o universo de pessoas empreendedoras do Brasil e do mundo. Nossa plataforma foi construída para alcance global e já tem cobertura de informações no Uruguai, Argentina, Chile e Portugal”, finaliza João Caetano.

Mapfry

Os fundadores da Mapfry, cada um com cerca de 15 15 anos de experiência no segmento, são profissionais experientes do segmento de geomarketing, uma ciência que combina conceitos de marketing com geografia. 

A soma dessas experiências permitiu que percebessem que todo o mercado estava voltado para grandes empresas.

Juntos fundaram a Mapfry, a primeira solução de geomarketing voltada para profissionais, que conta com mais de 4 mil usuários ativos.

A Mapfry busca romper a barreira que sempre separou os empreendedores e as pequenas empresas de soluções para uma melhor seleção de validação de pontos comerciais.

Isso cria uma nova realidade em que empresas de todos os portes podem contar com informações e recursos de análise que antes estavam restritos aos maiores grupos econômicos.


 
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