17/08/2023 às 10h22min - Atualizada em 18/08/2023 às 00h11min

Escola Técnica Tupy e IC Plásticos firmam parceria para aulas práticas

Atividades mão na massa e contato com profissionais da empresa vão potencializar a formação dos estudantes do curso Técnico em Plástico

GRAZIELA JANAINA LINDNER DE SOUZA
www.ett.com.br
Divulgação ETT
A Escola Técnica Tupy, de Joinville – instituição que integra o ecossistema UniSociesc – e a IC Plásticos se uniram para potencializar o aprendizado mão na massa dos estudantes do curso Técnico em Plásticos. A parceria empresa-escola vai aproximar os futuros profissionais da realidade do mundo do trabalho.

De acordo com o professor Jeferson Marcelo da Silva, coordenador da ETT, graças à parceria os alunos têm aulas práticas no ambiente industrial. “Esse contato com a realidade e a troca de conhecimento com os profissionais da empresa ajudam no desenvolvimento de novas habilidades. Essa é uma das coisas que as indústrias da região mais buscam: profissionais com vivência prática. E ter empresas dispostas a abrir as portas para receber os estudantes é muito importante.”

Além de disponibilizar espaço para as aulas práticas e experiências reais no uso de injetoras industriais, a IC Plásticos oferece um instrutor técnico para acompanhar as atividades e esclarecer as dúvidas dos estudantes sobre o processo de injeção. Fundada em 1997, a IC Plásticos atua no mercado de refrigeração industrial. “Agora, os alunos têm aulas dentro da empresa, unindo teoria e prática”, diz Jeferson.

Diretor da IC Plásticos, Bruno Floriano aposta na ampliação da parceria, já que fornecedores da empresa se mostraram interessados em participar do projeto. “Os ganhos são recíprocos, porque nós precisamos de profissionais capacitados e os estudantes precisam de ambientes reais para complementar a formação. Com certeza, há benefícios para todos e, após a conclusão das turmas, estaremos de portas abertas para os estudantes da ETT.”

Polo do setor plástico

Santa Catarina é o segundo maior polo do setor plástico no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), o estado tem mais de mil empresas de transformação de plástico e responde por 16% da produção nacional.

De janeiro a março de 2023, a indústria de plásticos e de produtos químicos gerou mais de 1,6 mil novas vagas de emprego em Santa Catarina. Com o avanço da Indústria 4.0, o segmento investe cada vez mais em tecnologia e inovação. A necessidade por profissionais qualificados também é crescente.

Empregabilidade

O coordenador da ETT, Jeferson Marcelo da Silva, diz que a associação das melhores tecnologias com times de trabalho capacitados é fundamental para as indústrias do setor plástico e, principalmente, para manter o estado em posição de destaque. “Temos excelentes oportunidades de trabalho nessa área. Nosso curso técnico é um dos mais tradicionais e com excelente empregabilidade”, diz.

Em 2020, segundo o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de Santa Catarina (Simplesc), a indústria do plástico catarinense faturou quase R$ 6 bilhões e processou mais de mil toneladas.

Com 37 mil trabalhadores e praticamente o mesmo número de empregos indiretos, a indústria do plástico de Santa Catarina tem atuação nacional e internacional. O estado é o único que mantém um nível de produção per capita equivalente ao de países desenvolvidos.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp