18/08/2023 às 11h20min - Atualizada em 21/08/2023 às 04h02min

Chef Leandro Nunes, do Le Parisien, é destaque no 35º Congresso Nacional Abrasel

Profissional participou do primeiro dia do evento, no painel Mesa Ao Vivo, e apresentou receita autoral do clássico Mac and Cheese

Plínio Santiago
Bruno Aguiar/Divulgação

O renomado chef Leandro Nunes, figura icônica por trás do aclamado restaurante Le Parisien, foi o grande destaque da abertura da 35ª edição do Congresso Nacional Abrasel, que teve início nesta quarta-feira na capital brasileira.

 

Atraindo a atenção de entusiastas da gastronomia e profissionais do setor vindos de todo o país, o Congresso Nacional Abrasel é um evento anual de destaque que reúne as mentes mais criativas e talentosas do mundo culinário. Neste ano, a atenção se voltou para o talento inegável de Leandro Nunes, cujo restaurante francês tem sido um verdadeiro ícone da cena gastronômica de Brasília.

 

Leandro foi convidado a participar do aguardado painel "Mesa Ao Vivo", uma atração que coloca em cena os maiores nomes da culinária para compartilhar suas habilidades e conhecimentos. A revista Prazeres da Mesa, reconhecida por sua dedicação em destacar o melhor da gastronomia, organizou esse cozinhas-show que se tornou uma parte fundamental do Congresso Nacional Abrasel. Durante o evento, Leandro se juntou a outros chefs de renome, onde ensinaram receitas inspiradoras e interagiram de maneira descontraída com o público presente.

 

O prato escolhido por Leandro para apresentar no evento foi uma versão autoral do clássico "Mac and Cheese", que ganhou um toque brasileiro inovador. A combinação de ingredientes inusitados transformou o prato em uma verdadeira iguaria para os paladares mais exigentes. 

 

"É uma honra estar aqui no Congresso Nacional Abrasel e ter a oportunidade de compartilhar um pouco da minha paixão pela culinária com colegas e entusiastas. Apresentar minha versão do clássico Mac and Cheese, com um toque brasileiro, é uma forma de mostrar como a gastronomia pode ser uma celebração da criatividade e da diversidade de sabores", disse o chef. 

 

Entre os elementos que deram o toque nacional à receita, estão o queijo minas, a pimenta de cheiro, o cheiro verde e o óleo de babaçu, elementos que ressaltaram a riqueza da culinária brasileira sem comprometer a essência do prato tradicional. "A proposta do Mesa Ao Vivo é realmente incrível, pois nos permite interagir de maneira única com o público e desmistificar a cozinha de alta gastronomia. Trazer ingredientes brasileiros para uma receita tradicionalmente americana é um reflexo da minha abordagem culinária, que busca valorizar nossas raízes e tradições", finalizou Leandro. 

 

SOBRE O CHEF

Desde muito cedo, aos 3 anos, Leandro Nunes - que vem de família paraense - já se aventurava na cozinha ao seguir uma tradição familiar: ele e o pai preparavam juntos um pato no tucupi para celebrar o aniversário. Leandro até arriscou seguir outro rumo, quando cursou direito. Desistiu para estudar hotelaria, que ensinava culinária e gerenciamento, quando dividiu os estudos com o trabalho em uma pizzaria. 

 

Formado, o jovem vai para Brasília e começa um estágio no Patu Anu, do chef dinamarquês Simon Lau. Com ele, seguiu para o Aquavit. Logo depois foi para o Oscar, na época comandado pelo chef Laurent Suadeau. Estudou na renomada escola francesa Le Cordon Bleu e trabalhou no Cafe Constant, um dos restaurantes do chef Christian Constant, que foi jurado do Top Chef francês, um dos programas de televisão favoritos de Leandro. Por lá, passou por todas as praças e acabou como subchef. 

 

Em seguida, embarcou rumo a Copenhague e trabalhou no Noma, restaurante dinamarquês, eleito por quatro vezes o melhor do mundo. Retornou para Brasília em 2011 para trabalhar como personal chef . Passou pelas cozinhas do Botarga e do Liv Lounge. Em 2014, abriu as portas do próprio restaurante: o Jambu, na Vila Planalto, voltando às origens paraenses. A casa fechou em 2017.

 

A valorização de alimentos regionais, tão presente na cozinha do chef, o ajudou a entrar no programa The Taste Brasil, do canal GNT. Ele não levou o troféu, mas ganhou mais experiência. Em 2020 assumiu a cozinha do restaurante francês Le Parisien, em Brasília, onde está até hoje. 

 

"Cada prato que crio é uma forma de compartilhar minha paixão pela culinária, trazendo à mesa a essência de uma cultura e encantando paladares ao redor do globo. Sou grato por todas as experiências que moldaram meu caminho e pela oportunidade de apresentar aquilo que acredito através da minha cozinha”, enfatiza Leandro.

 

Le Parisien Bistrot

Endereço: CLN 103, bloco B - Asa Norte 

Horário de funcionamento: Terça a sexta das 9h às 23h. Sábado das 9h às 23h. Domingo das 9h às 16h. 

Siga: @leparisienbistrotbsb


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp