20/08/2023 às 16h34min - Atualizada em 21/08/2023 às 04h07min

Shimano Fest coloca o pedal nos "trending topics" do domingo paulistano

Maior festival latino-americano dedicado à cultura da bicicleta reuniu 20 mil pessoas em São Paulo, com atividades que envolveram passeio pelas ruas da capital, competição, feira de produtos, shows e atividades para pessoas de todas as idades

Doro Jr.
Thiago Bugalho e Bruno Riganti / Santuu
Mais de sete mil pares de pernas pedalando sob o céu nublado da cidade de São Paulo. Este é o saldo do último dia 13ª edição do Shimano Fest, encerrado neste domingo (20), no Memorial da América Latina. Logo nas primeiras horas da manhã, milhares de pessoas participaram do passeio ciclístico pelas ruas da capital paulista. Ao longo da tarde, o maior festival da bicicleta da América Latina ofereceu a oportunidade para adultos e crianças testarem diferentes bikes e competições entre alguns dos melhores atletas do país.

Os 5 mil participantes do 4º Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu não foram os únicos a pedalar no domingo. O festival registrou mais de 2.500 pessoas no Test-Ride by Fairfax Seguros, onde puderem testar diferentes tipos de bikes, e na Arena Kids by Nathor Bicicletas, local destinado a oferecer experiências divertidas sobre duas rodas para a criançada. 

Confraternização - O 4º Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu largou do Parque Ibirapuera, às 8h. Após um percurso de 10km pelas ruas e avenidas da capital paulista, chegou ao Memorial da América Latina, onde os participantes puderam estacionar as bikes com segurança no bicicletário gratuito by Akad Seguros e aproveitar as atrações do festival. Entre eles, Fabio Takayanagi, presidente da Shimano para a América Latina.

"É a primeira vez que participo do passeio e foi muito bom compartilhar essa experiência com tanta gente e sentir a energia de pessoas de diferentes idades, de crianças a adultos. Deu para perceber que todos estavam muito felizes, assim como eu", disse o paulistano Takayanagi, o idealizador do Shimano Fest em 2010 e que veio do Japão, onde reside e trabalha, especialmente para o evento.

Melhor amigo também do ciclista - O Shimano Fest é um evento pet friendly e cada vez mais companheiros de quatro patas acompanham seus tutores ciclistas. Remo, mascote do estande Fairfax Seguros, atraiu a atenção de quem passava e recebeu carinho durante todo o dia. O festival também mescla atividades culturais com as esportivas. O palco do evento contou com shows e entretenimento para o público, incluindo sorteio de brindes. Outra atração tradicional foi a apresentação de Taiko, os tambores japoneses.

Mountain Bike – O bicampeão mundial de MTB Henrique Avancini foi o maior nome do esporte no Shimano Fest 2023. Ele abriu o evento na quinta-feira (17), quando deu entrevista para a imprensa, e voltou ao estande da Caloi neste domingo para atender aos fãs que formaram uma longa fila no início da tarde. Enquanto ele distribuía autógrafos e posava para fotos, outros atletas suavam a camisa na pista da única prova de MTB urbana disputada dentro da cidade de São Paulo.

O MTB Short Track - Desafio dos Gigantes & Desafio dos Famosos também agitou o público no Memorial da América Latina. Pela primeira vez, a parte técnica da competição e as transmissões ao vivo foram organizadas pela Avelar Sports, referência na realização de eventos de MTB no Brasil com as provas do Internacional Chaoyang Estrada Real e Desafio dos Gigantes. Para assistir as provas, basta acessar https://www.youtube.com/watch?v=OnscA_uslPU.

O lugar mais alto do pódio no masculino ficou com o mineiro Mário Couto. Ele conquistou o bicampeonato após disputa acirrada desde a largada com o vice-campeão Nicolas "Ben10" Machado. Em terceiro terminou Pedro Hilo. Ao todo, 21 atletas participaram do Desafio dos Gigantes XCC. "Consegui largar bem e me mantive no top 3 na prova. Estava determinado a vencer e, na última volta, acelerei com tudo e ultrapassei o Nicolas Ben10 na reta. Fiquei 'na roda' durante toda a prova e isso ajudou com energia", comentou Mário Couto, de Divinópolis (MG).

No feminino, a paulista Luiza Cocuzzi fez uma prova de recuperação e venceu o Short Track nos metros finais, após ultrapassar Letícia Cândido. A atleta entrou para a corrida ainda preocupada com o acidente que o irmão Luiz Cocuzzi teve no masculino. Favorita, Luiza acabou caindo logo na primeira volta e precisou fazer uma prova de recuperação para chegar ao alto do pódio. "Depois que eu caí, pensei que era tudo ou nada. Aumentei meu ritmo até o final. Depois foi uma disputa com a Letícia, que era mais rápida nas retas e eu nos obstáculos'', contou a campeã.

No Desafio dos Famosos, o vencedor foi Miguel Caldas Giovanini, seguido por Luis Perrela e Luiz Fernando. No feminino, a vencedora foi Patrícia Loureiro seguida por Carolina Ercolin.

A prova do Short Track teve percurso de 800 metros com quatro obstáculos de madeira mais os naturais. A Avelar Sports colocou dois obstáculos sempre preservando o tombamento histórico do Memorial da América Latina, projeto construído por Oscar Niemeyer. Foram usados os dois bosques que ficam dentro do parque, deixando a disputa mais técnica.

Radicalidade sobre duas rodas - A pista de Half Pipe montada no Shimano Fest contou com grande público para acompanhar os bikers especializados nos aéreos. Tradição no festival da bicicleta, a Arena Bike Radical by Colli Bike contou com apresentações e competições ao longo do dia.

O Shimano Fest 2023 foi apresentado por OGGI Bikes, com patrocínio de Fairfax Seguros, Colli Bike, Nathor Bicicletas e Akad Seguros e co-patrocínio de One Corretora. Teve apoio cultural do Memorial da América Latina e realização da Shimano.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp