20/08/2023 às 19h22min - Atualizada em 21/08/2023 às 04h10min

Municípios do Vale do Jequitinhonha são destaques no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional

O município de Itinga obteve o 1º lugar no estado de Minas Gerais e o 11º lugar no ranking nacional

Ícaro Ambrósio
Reprodução/Prefeitura Municipal de Itinga

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) divulgou, no dia 16 de agosto, o resultado do “Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal (Siconfi)”, referente ao exercício de 2022. O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi - Ranking Siconfi - é uma publicação anual da Secretaria do Tesouro Nacional - STN - cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Siconfi - Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.

Na avaliação dos dados de 2022, os municípios do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, se destacaram no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. O município de Itinga foi o 1º mais bem colocado do Estado, e o 11º no ranking Nacional. Em 2º lugar ficou Gouveia, em 3º lugar Novo Cruzeiro e em 4º está Jenipapo de Minas.  Todos os municípios mencionados obtiveram a nota A e ficaram à frente da capital mineira, Belo Horizonte, que ocupa o quinto lugar do pódio estadual.

Itinga, junto a outros 14 municípios do Vale do Jequitinhonha que se destacaram no ranking, fora contemplado com o selo “Qualidade da Informação Contábil e Fiscal”. Esse selo é oferecido a todo o município que alcançou nota A, desse ranking em diante.

Entre os 100 primeiros municípios mineiros com colocações expressivas no ranking do estado, 48 foram assessorados pela HLH Assessoria e Consultoria, dos quais 22 são do Norte de Minas e 17 do Vale do Jequitinhonha. De acordo com Helbert Lopes de Macedo, diretor presidente da HLH Assessoria e Consultoria, “consistentemente, a empresa evidencia a qualidade dos seus serviços, utilizando metodologias assertivas e ferramentas eficazes e eficientes, com foco em um nível cada vez mais alto de excelência. Além de visar boas colocações no ranking, nós assessoramos os nossos clientes para que eles alcancem as melhores notas e indicadores da qualidade da informação contábil e fiscal”, ressalta.

Ainda de acordo com Helbert, o resultado deste ranking é exitoso e, novamente, enaltece o reconhecimento de qualidade da gestão pública das regiões Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, que predominam entre os melhores colocados no estado de Minas Gerais.

Vinte e cinco municípios tiveram colocações expressivas no ranking de Minas Gerais, são eles: Itinga, Gouveia, Novo Cruzeiro, Jenipapo de Minas, Belo Horizonte, Alvorada de Minas, Angelândia, Sto. Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas, Botumirim, Capelinha, Virgem da Lapa, Fruta do Leite, Presidente Kubitschek, Jaíba, Vargem Grande do Rio Pardo, Padre Carvalho, Ritápolis, Sto. Hipólito, Divisópolis, Divisa Alegre, Felício dos Santos, Berilo, Couto de Magalhães de Minas e Espírito Santo do Dourado.

Destaque para Itinga: a 1ª colocada no ranking estadual

Itinga, no Vale do Jequitinhonha, ficou com a 1ª melhor colocação entre todos os municípios mineiros no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi de 2023. De acordo com os dados, o município alcançou 99,3% de acerto nos quesitos das dimensões de avaliação e obteve a nota A no ICF (Indicador da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi). Neste ano, dos 553 municípios mineiros, apenas 53 cidades receberam o conceito Acif na avaliação do Tesouro, das quais 35 foram assessoradas pela HLH, assim como Itinga.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp