23/08/2023 às 18h35min - Atualizada em 24/08/2023 às 00h00min

5 dicas que todo investidor precisa saber antes de investir em startups

*Por Gabrielle Vieira, diretora de operações da FHE Ventures

Assessoria de imprensa
Reprodução| Imprensa

O investimento em startups segue crescendo no Brasil, segundo uma pesquisa recente da plataforma Sling Hub, no mês de maio de 2023, o Brasil registrou a maior parte dos investimentos em startups da América Latina, sendo 45% do volume total. Investir em startups pode ser uma jornada emocionante e repleta de oportunidade, mas é necessário fazer uma pesquisa cuidadosa, estar ciente dos riscos e montar uma abordagem estratégica para alcançar o sucesso. Além disso, já que são já que são empresas em constante evolução, o ideal é acompanhar todas as mudanças e ajustar a estratégia de investimento conforme necessário.  

Veja cinco dicas que podem fazer a diferença para quem pretende investir em uma startup! 

1 - Conhecer o mercado e a equipe fundadora 

É fundamental que o investidor tenha uma compreensão sólida do mercado que deseja investir. Acompanhar dados como tendências, concorrência, demanda e potencial de crescimento é mandatório. Além do mais, os fundadores desempenham um papel importante para o sucesso de uma startup, então, seja um investidor iniciante ou mais experiente, devem procurar saber quem faz parte da equipe fundadora do negócio, sua expertise e histórico de sucesso.  

2 - Fazer uma análise do modelo de negócios 

Toda empresa bem estruturada possui um modelo de negócios, é o documento que serve de guia para as ações que serão tomadas. O primeiro passo do investidor é analisar com cautela o modelo de negócio para identificar se é sustentável em longo prazo. É preciso entender como a startup gera receitas e se há um plano claro de monetização e mercado real para o produto ou serviço. 

3- Saber a situação financeira da empresa 

É recomendável que o investidor realize uma avaliação minuciosa da situação financeira da startup. Ler os relatórios financeiros e entender o potencial de crescimento e os riscos envolvidos no negócio são parte do processo para fazer um investimento sólido e com possibilidades reais de ganhos. 

4 - Diversificar o portfólio e ter uma estratégia de saída clara 

Investir em startups envolve riscos e para mitigá-los se faz necessário a diversificação da carteira de investimentos. Não é aconselhável que o investidor faça uma aplicação em um único tipo de empresa, é preciso buscar mais de uma opção viável no mercado. Além de tudo, é importante ter uma estratégia de saída clara, como uma aquisição possível de M&A, outras séries de investimento ou oferta pública inicial, conhecida como IPO, do nome em inglês ‘Initial Public Offering’. Outra dica valiosa é estar atento às oportunidades de co-investimento com outros investidores ou fundos para compartilhar riscos e aumentar as chances de ser bem-sucedido no negócio. 

5 - Pensar em longo prazo e estar aberto à inovação e riscos 

Quando pensamos em startups é comum achar que os investimentos têm um rápido retorno e que esse tipo de empresa experimenta crescimento acelerado. Esse cenário não representa a realidade das empresas, para investir em startups é essencial adotar uma mentalidade aberta à inovação e ao risco e estar preparado para o longo prazo, Muitas vezes, esses investimentos levam tempo para amadurecer e gerar um retorno significativo, e estar disposto a apoiar as reflexões e desafios ao longo do caminho é parte do processo. 

*Gabrielle Vieira é diretora de operações da FHE Ventures, uma corporate venture builder cujo principal objetivo é desenvolver soluções inovadoras voltadas ou adaptadas para as áreas de saúde e educação.   

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp