23/08/2023 às 10h17min - Atualizada em 24/08/2023 às 00h20min

Passarelli Engenharia lidera projeto de Saneamento Cinturão das Águas no Ceará

Projeto de integração do rio São Francisco em território cearense vai ampliar o acesso à água, beneficiando milhares de pessoas

Beatriz Faria
Passarelli Engenharia e Construção

A Passarelli Engenharia está à frente das obras do lote 4 do projeto de saneamento Cinturão das Águas, uma iniciativa da Secretaria de Recursos Hídricos do Ceará, que vai abranger todo o Estado, proporcionando independência em recursos hídricos e ampliando o acesso à água para milhares de pessoas. O objetivo central do Cinturão das Águas é aduzir as vazões transpostas do Rio São Francisco e distribuí-las nas diversas regiões hidrográficas do Ceará, atendendo às necessidades hídricas das comunidades locais e fortalecendo a economia regional.

O Cinturão das Águas compreende um percurso de 145,3 km, divididos em cinco lotes, com segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões, transpondo a água derivada da barragem Jati, localizada no eixo norte do projeto de integração do Rio São Francisco, na região hidrográfica do Rio Salgado, até as nascentes do Rio Cariús, no município de Nova Olinda, na região do Alto Jaguaribe. A Passarelli é responsável pela execução de dois importantes lotes da obra: o Lote 1, que já está em pleno funcionamento, e o Lote 4, que se encontra com 30% de execução.

“A Passarelli tem o compromisso de entregar obras de qualidade e impacto positivo para as comunidades onde atua. Participar do projeto do Cinturão das Águas é um marco para a nossa empresa e representa o empenho de toda a equipe em contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado do Ceará e mudar a vida das pessoas por meio da engenharia”, afirma Heder Alves Carneiro, Gerente de Contrato.

A abordagem inovadora do projeto vem na execução da obra por gravidade, ou seja, a água percorrerá os 145,3 km, com 30 m²/s, sem a necessidade de equipamentos de bombeamento, o que resulta em menor custo de obra e consumo reduzido de energia, além de diminuir significativamente o impacto ambiental. Essa abordagem sustentável reforça o compromisso da Passarelli com a preservação do meio ambiente e a utilização responsável dos recursos naturais.

Com a conclusão do Lote 4 até o fim de 2025, a previsão é de que mais de 4 milhões de cearenses sejam diretamente beneficiados, melhorando suas condições de vida com o acesso regular à água. A Passarelli ainda tem investido fortemente em contratações locais, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da região. Atualmente, a obra emprega 400 funcionários, sendo 60% deles moradores locais, e a expectativa é alcançar 700 até dezembro. Essa abordagem visa promover oportunidades de emprego e capacitação para a mão de obra local, colaborando com a sustentabilidade social do projeto.

A Passarelli Engenharia se mantém firme em seu compromisso de entregar o projeto do Cinturão das Águas dentro dos mais altos padrões de qualidade e no prazo estabelecido, trabalhando em parceria com o governo do Ceará e demais parceiros envolvidos.

Sobre a Passarelli

Com mais de 90 anos de história, a Passarelli é uma das maiores empresas do Brasil em soluções inteligentes e completas de engenharia e construção, sempre pautada em seus valores e na busca incessante por inovação. A empresa oferece serviços no segmento de edificações e infraestrutura e desde a década de 1960 é responsável por numerosas obras de saneamento, atuando como especialista em projetos de Norte a Sul. Em seu portfólio, conta com importantes entregas que beneficiam a vida do brasileiro, seja na construção de shoppings, como o Trimais Places, de Estações de Tratamento de Esgoto, como a de Barueri, projetos que tornam o acesso à água realidade, como o Cinturão das Águas do Ceará e as obras de ampliação e melhoria dos aeroportos de Fortaleza, Recife e outros cinco na região norte do País. Em incorporação, já entregou mais de 40 condomínios residenciais e vem se posicionando como um importante player do setor. A Passarelli também conta com a HBSP, locadora de equipamentos e Shields. Na área social, mantém, há dez anos, o Instituto Sylvio Passarelli, atuando em prol de crianças e jovens por meio do tripé autonomia, conhecimento e dignidade.

Atendimento à imprensa:

[email protected]
Andrea Natali - (11) 99232-0553
Beatriz Faria - (11) 98911-4512
RPMA Comunicação
Tel.: (11) 5501-4673
www.rpmacomunicacao.com.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp