24/08/2023 às 16h06min - Atualizada em 26/08/2023 às 08h07min

 Prazo de inscrição para curso de extensão do Museu Republicano termina no dia 29

Curso será realizado no Centro de Estudos da instituição nos dias 2 e 16 de setembro, das 9h às 13h

Emilly Santos
divulgação Museu Republicano de Itu

O prazo de inscrição para o curso de extensão “História urbana e arquitetura no centro histórico de Itu”, que será oferecido pelo Museu Republicano de Itu, termina na próxima semana, dia 29 (terça-feira). Sob a coordenação do Prof. Dr. Francisco de Carvalho Dias de Andrade, as aulas serão realizadas no Centro de Estudos da instituição nos dias 2 e 16 de setembro (aos sábados), das 9h às 13h.
 

São 50 vagas e os interessados podem se inscrever pelo sistema Apolo/USP.
 

“A partir de aulas expositivas que serão ministradas no auditório da Casa do Barão e de caminhadas pelo centro histórico da cidade, feitas seguindo um roteiro previamente concebido, o objetivo é desenvolver o conhecimento dos participantes sobre o patrimônio cultural de Itu,” explica o coordenador do curso, Prof. Dr. Francisco Carvalho Dias de Andrade.
 

As duas aulas levam os seguintes títulos: “Da vida colonial à principal cidade do interior paulista”; e “A cidade do ecletismo às manifestações modernistas”.
 

O curso é voltado para áreas de conhecimento da educação, história, arquitetura e urbanismo, história da arte, patrimônio cultural e geografia.
 

O Centro de Estudos do Museu está localizado à Rua Barão do Itaim, número 140, no Centro de itu. Para dúvidas ou mais informações sobre o curso, envie mensagem para o e-mail [email protected].
 
História do Museu Republicano - O Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo então presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e, desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934, tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963.
 

É uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.
 
Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Informações para a imprensa:

Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edgard Léda – [email protected] - (11) 97254-1878 

Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 96199-3369

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp