24/08/2023 às 13h06min - Atualizada em 27/08/2023 às 08h04min

Chá-Mate: Como a bebida querida dos cariocas pode melhorar a saúde e potencializar o treino?

Nutricionista da Bio Ritmo explica benefícios, quando evitar e outros tipos de consumo da erva mate

Assessoria de Imprensa
Divulgação

Uma das maiores identidades do Rio de Janeiro é o chá mate. Muito consumido nas praias cariocas, ele se tornou patrimônio cultural e imaterial da cidade em 2012. No entanto, o que nem todo mundo sabe é quais são os benefícios deste produto. 

 

Fúlvia Hazarabedian, nutricionista e responsável pelo programa de nutrição da Bio Ritmo, diz que a especiaria possui diversos benefícios, já que possui saponinas e teobromina em sua composição. “Os dois antioxidantes e anti-inflamatórios ajudam no sistema imunológico, no humor e na resistência insulínica, o que pode ajudar a prevenir diabetes. Outro benefício é o auxílio na oxidação das células de gordura, que ajuda a diminuir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.” , aponta a nutricionista.

 

De acordo com a nutricionista, a erva também é um aliado para quem quer potencializar o treino. E o benefício é bem parecido com o do café: o efeito termogênico. “Ingerir a bebida antes de começar a atividade física pode ajudar tanto na performance e rendimento, quanto na perda de peso, pelo efeito termogênico da cafeína que acelera o metabolismo, fazendo com que o corpo gaste mais energia e aumente a queima de gordura corporal. Obviamente não é a única ferramenta para quem tem esse objetivo, portanto, consultar um profissional continua sendo a prioridade para quem tem objetivos específicos na dieta ou no treino”, alerta Fúlvia..

 

A nutricionista acrescenta que a erva se popularizou através de bebidas, seja pelo chá gelado nas praias cariocas ou pelo chimarrão na região Sul do país.  “Qualquer pessoa pode conhecer os benefícios da erva com muita criatividade. Muitas receitas podem ser feitas com a erva mate em pó, como panquecas, bolos, brigadeiros e até mesmo pão. O importante é dosar a quantidade e avaliar o quanto o sabor vai aparecer”, finaliza a nutricionista. 

 

Como a erva mate possui cafeína, ajuda a combater o cansaço e a sonolência, mas para pessoas que já lutam com essa falta de sono ou com a ansiedade é preciso tomar cuidado para que não fiquem mais aceleradas, ou sem conseguir dormir. Dessa forma é importante escolher bons horários para tomar o chá mate e não abusar. No caso, para quem gosta de treinar e fazer exercícios físicos, Fulvia indica colocar o chá mate no pré-treino.

 

Sobre a Bio Ritmo

Com mais de 26 anos de história, Bio Ritmo é a rede de academias high end, que conta com 26 unidades, distribuídas prioritariamente entre SP e RJ. Ela oferece uma estrutura completa, contando com diferentes experiências de treinos, estruturas sensoriais, studios exclusivos e programas individualizados, além de espaços de convívio e suprimentos alimentares (EnergyBar), lojas de roupas esportivas (parceria Track&Field), salas de fisioterapia, programas especiais com nutricionistas, salas para avaliações periódicas de bioimpedância e muito mais.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp