24/08/2023 às 16h18min - Atualizada em 27/08/2023 às 08h06min

Venture Capital: Raio Capital investe R$ 1,6 milhão na MightyGreens

assessoria de imprensa Raio Capital
Raio Capital
Raio Capital
Depois de um 2022 difícil, em razão das altas taxas de juros, o mercado de venture capital começa a mostrar aquecimento. A Raio Capital investiu R$ 1,6 milhão na MightyGreens, que produz alimentos frescos, sem agrotóxicos, em fazendas urbanas verticais em ambientes controlados.

“Desde a sua fundação a empresa decidiu produzir alimentos de maior margem, com maior barreira de entrada para concorrentes e com alta demanda na região onde o galpão se instala. O crescimento da receita e do número de clientes reflete as escolhas acertadas do passado", diz Bruno Teixeira, CEO da Raio Capital.

Segundo ele, os fundadores da MightyGreens têm ampla experiência no setor de TI e operações, especialmente na construção de data centers, que precisam de know-how de controle de variáveis de ambiente (conhecimento plenamente transferível para fazendas verticais). A produtividade sem sazonalidade, com colheita programada e independente de variáveis climáticas, é outro ponto bastante favorável.

Raio Capital

A Raio é um novo player no mercado de venture capital brasileiro e jpa mostra a que veio. Desde o início de operações, há três anos, já obteve duas saídas e com retorno bastante diferenciado, o que é algo muito incomum no mercado de venture capital no Brasil.
Uma delas ocorreu 17 meses após o investimento e rendeu sete vezes o capital investido (taxa interna de retorno de 383%); a outra ocorreu 27 meses após o investimento, retornando 12 vezes o capital (TIR de 240%).

A empresa desenvolveu um processo próprio de análise de investimentos que leva em conta os aspectos humanos intangíveis, tão importantes no early stage.
Além disso, a Raio tem um enfoque importante na comunicação e na forma de se relacionar com empreendedores, buscando transcender a tradicional dinâmica desbalanceada existente entre investidores e investidas. O empreendedorismo é priorizado e valorizado como um dos mais importantes motores de mudança da sociedade e do país.

O fundo foi criado em 2021, com o objetivo de obter altos retornos ao investir em negócios que moldarão o mercado e a sociedade no futuro. É como se fosse uma maratona, a ser enfrentada numa longa estrada de forma paciente e disciplinada.
Palavras do Bruno Teixeira, CEO da Raio: “A Raio gosta de entrar cedo em empresas que já têm algum grau de comprovação da qualidade do produto ou serviço, mas não entraram ainda no ‘trilho de tração acelerada’.

Procuramos encontrar um momento antes do ponto de inflexão em empresas que têm que reunir três coisas.
- Ter um produto de qualidade – resolver uma dor clara, real (não uma solução em busca de problemas, mas respondendo a uma dor do mercado, de forma diferenciada, idealmente com vantagens competitivas difíceis de serem replicadas);
- Exista potencial de crescimento sustentável nesse mercado, com possibilidade de os negócios de multiplicarem de forma exponencial, porém sempre atentos aos fundamentos de negócio;
- As pessoas que estão à frente do negócio precisam ter as qualidades necessárias para executar um plano de negócios ambicioso;
A Raio não tem foco em um setor, a empresa é generalista.

É importante dizer que valorizamos o trabalho do empreendedor. Na economia, o empreendedor tem um valor muito maior do que o capital. E essa dinâmica às vezes acaba sendo invertida. Infelizmente, é comum ver o empreendedor com o ‘pires na mão’ na hora de apresentar seus projetos a investidores. Buscamos criar um espaço de valorização de quem empreende. A maneira de fazermos isso é estarmos sempre bem preparados para as conversas, prestarmos atenção no que é dito e não passarmos julgamentos sobre a validade do negócio que está sendo apresentado. Mesmo que optemos por não investir em uma dada empresa, buscamos contribuir de alguma forma concreta, seja com indicações, seja com discussões sobre estratégia, seja com qualquer outra coisa.
A Raio é propaganda pelos empreendedores. 
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp