23/08/2023 às 21h47min - Atualizada em 27/08/2023 às 08h09min

A importância da Saúde Bucal na prevenção de Doenças.

Rafael Moreira- Cirurgião Dentista- CRO/SP 145400

Jessika Rezende
Claudiana Assessoria de Imprensa
Divulgação

Já se é ouvido a muito tempo que a saúde começa pela boca, e de fato começa. Muitas bactérias maléficas presentes na cavidade oral em decorrência de doenças bucais que podem ajudar a desenvolver doenças sistêmicas, como é o caso das bactérias presentes na doença periodontal, que pode alcançar a corrente sanguínea e ir para o coração, ocasionando uma Endocardite Bacteriana.  

               Embora o desconforto sintomatológico seja um aspecto decisivo pela procura odontológica, a insatisfação com a aparência dos dentes pode também, em alguns casos, motivar pessoas a buscar em intervenções que oportunizam a abordagem da saúde bucal a partir da valorização estética facial. A saúde oral da população tem impacto na saúde geral e na melhoria da qualidade de vida.  As peculiaridades da máscara bucal permitem o acúmulo e a disseminação de grande número de microrganismos, que sem a higiene adequada tornam- se um centro de penetração de patógenos. A saúde bucal é mantida por meio de um trabalho preventivo, com foco no desenvolvimento de bons hábitos de escovação, e visitas regulares ao dentista, resultando em bem-estar e saúde geral. 

             Pode se então perceber que é uma situação mais complexa do que se imagina. Por isso, é necessário a compreensão acerca do assunto para que sejam buscadas novas formas de solucionar esses problemas e entender a dimensão que tal situação pode alcançar na vida de uma pessoa, e como a mesma pode ser auxiliada dentro desse problema. Saúde bucal é qualidade de vida.

              A doença periodontal e suas consequências, como o edentulismo, são reconhecidas

como um problema de saúde pública que caracteriza o insucesso dos programas de prevenção de saúde bucal.  A odontologia preventiva é, portanto, considerada prioridade sobre outros procedimentos, pois informações de base populacional e orientações básicas são a maneira mais eficaz de mudar a autopercepção dos aspectos de saúde, incluindo a saúde bucal. Diante do exposto, o presente trabalho objetiva apresentar o papel do cirurgião dentista na prevenção das doenças periodontal e edentulismo. Para tanto, destacou se a relação entre doenças periodontais e edentulismo as implicações desseperíodo na qualidade da saúde bucal, além de observar as políticas públicas existentes.

          



Qualidade de vida e saúde

           O conceito qualidade de vida é um termo utilizado em duas vertentes:  a linguagem cotidiana, por pessoas dapopulação em geral, jornalistas, políticos, profissionais de diversas áreas e gestores ligados às políticas públicas. No contexto da pesquisa científica, em diferentes campos do saber, como economia, sociologia, educação, medicina, enfermagem, 

psicologia e demais especialidades da saúde. a qualidade de vida é uma noção eminentemente humana, que tem sidoaproximada ao grau de satisfação encontrada na vida familiar, amorosa, social e ambiental à própria estéticaexistencial. 

          Entende se como a capacidade de equilíbrio, uma junção cultural de todos os elementos que determina a sociedade, considerando seu padrão de conforto e bem-estar, sendo um termo que abrange valores de construção com várias experiências, espaços e diferentes histórias, sendo, portanto, uma sociedade estão mais complexas e com  isso  a  população  é  passivamente bombardeada  com  informações  sobre  a  saúde,  e  ainda  afirmam  que  a  falta  de  análise  crítica  no  processamento  dessas informações pode originar comportamentos inadequados referentes à saúde, aumento dos índices de internações, diminuição da autogestão e uma piora na qualidade de vida.

Rua: Haddock Lobo 846- CJ 801 – Bairro Jardins.


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp