25/08/2023 às 11h15min - Atualizada em 28/08/2023 às 08h05min

Inovação cresce no Brasil e as boas ideias são como 'ouro' no mercado  

Para identificar as melhores iniciativas criativas, a Uninter lança a 3ª edição do Prêmio Top Inovação  

Valquiria Cristina da Silva Marchiori
Natalia Jucoski / Nayara Rosolen

A inovação é uma busca incessante em variadas áreas que precisam estar em constante renovação, novas ideias, metodologias e formas de tornar as ações mais práticas, econômicas e sustentáveis - essa é uma definição de inovação, que também é uma ferramenta essencial para criar o futuro. As maneiras de se aplicar a inovação pode estar em um serviço, um produto, um atendimento ou em qualquer ação que possa ser melhorada ou recriada para facilitar o cotidiano das pessoas. A Organização das Nações Unidas (ONU) incluiu a inovação na Agenda 2030, como parte dos objetivos de desenvolvimento sustentável, e é notório que esse tema ganha cada vez mais destaque nas iniciativas públicas e privadas.  
 
De acordo com o Índice Global de Inovação 2022, estudo feito pela Organização Mundial de Propriedade Intelectual que analisou dados de 132 países, o Brasil aparece em segundo lugar na região que compreende América Latina e Caribe, atrás do Chile e à frente do México. Istso é considerado um bom sinal, já que no estudo anterior o país aparecia em quarto lugar. Apesar de subir duas posições no ranking, é necessário ampliar os investimentos em inovação para a melhoria estrutural do ecossistema de inovação no Brasil.   

“As pessoas que buscam inovar em projetos de desenvolvimento social, atualmente, enfrentam algumas dificuldades para colocarem os planos em ação. Os projetos que conseguem sair do papel e possuem uma execução, precisam ser difundidos, replicados, para que essas ações tenham um impulso e sejam frequentes, tenham uma continuidade”, afirmou o Professor da Uninter e Mestre em Administração, Ricieri Garbelini. O docente é o idealizador do Prêmio Top Inovação, realizado há três anos pelo Centro Universitário Internacional Uninter. O projeto busca incentivar ações inovadoras distribuídas pelo Brasil, como forma de apoiar a formação de projetos de desenvolvimento social com potencial de ampliação e multiplicação em benefício da sociedade.   

As iniciativas público e privada que estejam sendo colocadas em prática e já obtendo bons resultados, podem ser apresentadas, através da Uninter, ao Brasil. Neste ano, são 15 categorias de áreas variadas que podem se inscrever até sexta-feira (25/08). Para se inscrever basta preencher um formulário no site https://www.uninter.com/topinovacao/inscricao/  
O prêmio busca contribuir com a educação para a educação, pois a premiação consiste em bolsas de estudo e os vencedores de cada categoria serão premiados com bolsas para os cursos de extensão da Uninter e uma bolsa de pós-graduação é ofertada para o primeiro colocado.    

Um dos projetos vencedores em 2022, na categoria Desporto, foi o Jogos de Aventura e Natureza, um projeto inovador que envolve a prática esportiva, o turismo e a natureza. É feito através de eventos itinerantes, incentivando o turismo e proporcionando a movimentação econômica ao levar as competições aos locais. “Participar do Top Inovação nos deu uma visibilidade muito grande e maior credibilidade ao projeto, o que resultou em uma potencialização em número de federações participantes. Na última etapa, batemos os recordes de participantes. Os jogos estão cada vez mais potencializados em competições a nível nacional e internacional com um impacto turístico e econômico aos municípios.”, comentou Tiago Campos, diretor de Inovação e Desenvolvimento ao Esporte da Paraná Esporte. A participação do projeto no Top Inovação foi tão positiva que, neste ano, ele pretende participar novamente com outro projeto "Vamos buscar outro prêmio na categoria desporto e desta vez, com um projeto de jogos para os idosos”, disse Campos.  

 

Conheça as categorias do prêmio:    

Agronegócio    

Arquitetura, Cidade e Design    

Direitos Humanos    

Educação    

Educação Física e Esporte    

Empreendedorismo e Recursos Humanos  

Engenharia, Tecnologias e Processos    

Gestão Pública    

Logística e Comércio Internacional  

Marketing e Comunicação    

Meio Ambiente e Sustentabilidade  

Psicologia    

Saúde  

Saúde Animal    

Tributária   

Sobre a Uninter:  

O Grupo Uninter está entre os maiores nomes do segmento educacional do país e há mais de 25 anos vem criando iniciativas que tornam o ensino superior mais democrático. Com diferentes tipos de soluções educacionais, a principal organização do grupo é o Centro Universitário Internacional Uninter, uma das únicas instituições de educação a distância do Brasil recredenciada com a nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC).   

Na instituição, o principal objetivo é aliar qualidade e tecnologia a valores justos e, principalmente, ser uma verdadeira oportunidade de carreira para os seus alunos. Com sede em Curitiba (PR) e atuação em todo o Brasil e no exterior, o Centro Universitário Internacional Uninter já ultrapassou a marca de mais de um milhão de alunos e possui aproximadamente 400 cursos ofertados entre graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado, técnico, extensão e profissionalizantes nas modalidades presencial e a distância (EAD). Vale ressaltar que, na EAD, há também outras metodologias que mesclam teoria on-line e aulas ao vivo com práticas presenciais. 

Com aproximadamente 750 polos de apoio presencial para EAD no Brasil e 16 no exterior, a instituição mantém ainda dois campi presenciais em Curitiba (PR). Para saber mais, acesse uninter.com 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp