25/08/2023 às 12h41min - Atualizada em 28/08/2023 às 08h09min

Pare de trocar seis por meia dúzia: Dicas de como a diferenciação pode impulsionar o seu negócio

Por Kelvin Almeida

Kelvin Almeida
Kelvin Almeida
Foto: Divulgação
Se você é um empreendedor, provavelmente já ouviu falar em como é importante se diferenciar no mercado para se destacar da concorrência. No entanto, muitas vezes acabamos caindo na armadilha de trocar seis por meia dúzia, ou seja, oferecer um produto ou serviço que possui pouca distinção em relação ao que já está disponível no mercado. Mas por que isso é um problema?

A falta de diferenciação pode levar a uma série de consequências negativas para o seu negócio. Em primeiro lugar, é possível que você acabe competindo apenas pelo preço, o que pode ser um jogo perigoso, especialmente se você estiver lidando com margens apertadas. Além disso, sem a construção de uma marca forte e singular, é difícil conquistar a lealdade dos clientes, o que significa que você pode perder negócios para concorrentes que pratiquem valores inferiores ou disponham de promoções mais atraentes.

Por outro lado, se você conseguir se diferenciar, poderá desfrutar de uma série de benefícios. Um deles é a possibilidade de cobrar preços mais altos, já que os consumidores estarão dispostos a pagar mais por um produto ou serviço que ofereça algo único, valioso e com valor agregado. Sendo assim, a diferenciação facilita o engajamento e, consequentemente, a fidelidade dos clientes, tornando-os mais propensos a voltar a fazer negócios com você no futuro.

Tendo isso em mente, aqui estão algumas dicas de como fazer para se diferenciar:

1. Identifique o que faz você único: Inicie o processo por meio de uma análise de seu produto ou serviço, visando a identificação do que o distingue das ofertas já existentes no mercado. Essa singularidade pode ser representada por uma abordagem inovadora no atendimento ao cliente, uma característica exclusiva do produto ou ainda uma história interessante sobre a fundação do negócio. Vale ressaltar que histórias têm o poder de estabelecer conexões profundas entre você e os clientes.

2. Foque em um nicho específico:  Em vez de tentar atender todas as necessidades de cada cliente, concentre-se em um nicho específico e se torne um especialista nesse segmento. Essa estratégia pode potencializar a sua capacidade de satisfazer demandas específicas do público e construir uma identidade de marca forte e diferenciada.

3. Invista em comunicação: Se você quer que as pessoas saibam que você é diferente, precisa saber se comunicar. Crie uma marca forte e coesa, use as redes sociais para se conectar com os clientes e utilize táticas de comunicação criativas e inovadoras para se destacar da concorrência.

4. Inove constantemente: Por fim, lembre-se de que a diferenciação é um processo contínuo. Mantenha-se procurando maneiras de melhorar seu produto ou serviço, de suprir mais efetivamente as necessidades dos clientes e de se destacar da concorrência.

Use essas dicas para começar a se diferenciar hoje e construa uma marca forte e duradoura para o seu negócio.

* Kelvin Almeida é fundador da Escola de Diferenciação e da Verso, empresa que atua exclusivamente no desenvolvimento e posicionamento de marcas. É responsável pela estratégia de sucesso dos "Senhores Bacanas", perfil de seus avós nas redes sociais com mais de 2 milhões de seguidores.

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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