28/08/2023 às 18h25min - Atualizada em 29/08/2023 às 00h06min

As tecnologias do momento para construção civil

Confira as quatro principais tendências que estão impulsionando a nova fase da indústria da construção

Multiconceito Comunicação
Divulgação - assessoria de imprensa
Por Otávio Pepe*

Em um futuro próximo, será que boa parte da indústria será controlada por robôs? Apesar de ser um passo extremo, hoje observamos empresas utilizando a tecnologia para inovar no mercado brasileiro. A indústria da construção prevê um crescimento de 2,5% em 2023, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). No último biênio (2021/2022), a construção civil cresceu 17,7% ante 8,2% da economia nacional e o mercado não só está aquecido, como gira investimentos de milhões.

Neste artigo, listo as quatro principais tendências que estão impulsionando essa nova fase da indústria da construção – das quais acredito que irão impactar a forma como fazemos o setor rodar.

Inteligência Artificial

Na construção civil, a Inteligência Artificial se aprimora para auxiliar na gestão, otimizar produtividade e prever eventos. O uso de cruzamento de dados e até chatbots inteligentes estão em alta no mercado.

Robôs operários autônomos que podem otimizar o processo de construção já existem e passam por uma evolução para ficarem mais inteligentes. Ainda há receio em muitos fatores, mas as empresas já estão quebrando paradigmas para usar a tecnologia para controlar itens como dados, documentos e otimizar a terceirização.

BIM

Para facilitar a revisão de projetos, a tecnologia BIM (Building Information Model ou, em português, Modelagem de Informações da Construção) veio para somar a área de construção civil.

A tecnologia traz uma visão clara com começo, meio e fim, planejando cada etapa e evitando custos adicionais e desnecessários.

Impressão 3D

É uma tecnologia que está se aprimorando ao longo dos anos, revolucionando a forma que criamos e transportamos materiais.

Contribui muito para a logística pois, não importa o tamanho ou o uso, agrega projetos diversos, sejam modulares, pré-fabricados ou outros.

Internet das Coisas (IoT)

A automação proposta por essa inovação conecta o digital e físico. Na construção civil, partir para projetos com IoT possibilitam um mundo de oportunidades.

Assim podemos trabalhar com informações no momento da obra, gerar relatórios e ter uma experiência 360. Há ainda economia de insumos, de energia e um aumento de produtividade considerável.


*Otávio Pepe é diretor Brasil da Clever Global, empresa detentora da plataforma SerCAE, que integra de forma inteligente o controle de acesso, o controle de pagamento aos fornecedores e as auditorias com a Gestão Documental para empresas de construção civil.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp