29/08/2023 às 16h07min - Atualizada em 30/08/2023 às 00h00min

Apesar do alto risco de desenvolver câncer de pulmão, brasileiro continua fumando, revela estudo da PreviNEO

No Dia Nacional de Combate ao Fumo, epidemia de tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública, segundo a OMS

RHR Comunicação
https://previneo.com.br/
Freepik
Uma pesquisa com mais de 600 entrevistas promovida pela startup PreviNEO - especialista no desenvolvimento de algoritmos que auxiliam a mapear o risco de as pessoas desenvolverem câncer, doenças cardiovasculares e mentais – apontou que 19% têm alto risco de desenvolver câncer de pulmão. O mais alarmante é que no caso do câncer de pulmão, mais de um terço dos pacientes de alto risco continua fumando.

Hoje, 29 de agosto, é o “Dia Nacional de Combate ao Fumo”. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a epidemia de tabaco como uma das maiores ameaças à saúde pública, responsável pela morte de mais de 8 milhões de pessoas por ano, sendo mais de 87% dessas mortes resultado do uso direto do tabaco e mais de 1,2 milhão de mortes de não fumantes expostos ao fumo passivo.

No Brasil, fumar mata mais de 161 mil pessoas por ano, o que representa 13% de todas as mortes no País. O SUS estima gastar R$ 120 bilhões anualmente para tratar doenças relacionadas ao tabaco.

Para Hélio Rubens Filho, professor de medicina na Universidade Federal do Paraná e CEO da PreviNEO é necessário promover mais campanhas de conscientização, incentivando a população a atuar preventivamente no combate a essa doença”.

COMO FUNCIONA A PLATAFORMA DA PREVINEO

Fundada em 2015, a PreviNEO já impactou mais de 100 mil vidas especialmente na iniciativa privada. A healthtech curitibana desenvolveu um algoritmo que é capaz de analisar o risco de os entrevistados desenvolverem as doenças analisadas pela plataforma a partir do cruzamento das respostas colhidas pelo robô com os protocolos oficiais de anamnese e diagnóstico de cada doença.


 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp