29/08/2023 às 17h23min - Atualizada em 30/08/2023 às 00h09min

Cia. Guarda Chuva marca presença na Bienal do Livro Rio com suas ferramentas educacionais para o público infantil

Para além dos espetáculos: companhia de teatro mostra a importância de valorizar a educação brasileira e o trabalho de mulheres esquecidas pela História.

Alex Yan da Costa Mendes
Assessoria de imprensa da autora
Arquivo pessoal

A Cia. Guarda Chuva é uma companhia de teatro criada, em 2020, com o intuito de apresentar temas sobre a brasilidade. Formada por pedagogos, educadores e artistas, seja na sala de aula ou no teatro, a equipe tem a visão de abraçar o público infantil trazendo peças teatrais e ferramentas educativas trabalhando as heroínas da História Nacional, lendas do Folclore Brasileiro e curiosidades científicas, de acordo com as diretrizes da BNCC, Base Nacional Comum Curricular.

Todo este trabalho voltado para a educação mostrou a importância da Cia. Guarda Chuva marcar a sua presença em eventos literários, não só pela proposta de estimular a consciência crítica e reflexiva de crianças e jovens, mas também enquanto documentação da participação feminina na construção do Brasil. As irmãs Litta Mogoff e Tamires Moura lideram a equipe, que disponibilizará as suas principais ferramentas educativas: o jogo TRIUNFO e o LUDA, na Bienal do Livro Rio, entre os dias 01 a 10 de setembro, no estande Escreva, Garota: Pavilhão 04, Q34. Interessados, basta procurar o estande. 

A Cia. Guarda Chuva também desenvolve ações de respeito pela ancestralidade, pela tradição oral presentes na personagem Vó Maria, além da gratidão pelo heroísmo de cada mulher apresentada no espetáculo “Heroínas das História” (Maria Quitéria, Maria Felipa, Aracy de Carvalho e Margarida Maria Alves). Até o fim do ano, a companhia estará presente em feiras e eventos literários, bem como em festivais de teatro e está concluindo a dramaturgia de um novo espetáculo para 2024. 

“A preocupação de desenvolver maneiras de unir aprendizado e lazer sempre foram uma constante. Os jogos estão presentes em nossa vida [as irmãs, Talita e Tamires] e foi por isso que desenvolvemos o jogo TRIUNFO. Os jogos de tabuleiros e cartas eram maneiras de passar as tardes na casa da família”, conta Talita.

A ideia das ferramentas educativas como o TRIUNFO é poder apresentar de forma divertida as personagens da História do Brasil, que por muitas vezes foram apagadas e esquecidas pela sociedade patriarcal, justamente por serem mulheres: “Inicialmente queríamos contar as histórias de personalidades que nos deixavam admiradas. Histórias que de algum modo se aproximavam das nossas, geram empatia e nos enchiam de esperança e orgulho. Parecia importante olhar para a História do Brasil e ver que mulheres como nós foram mais do que apoio para homens, que as mulheres foram sujeitos de ação. Depois, com a maturação do projeto, percebemos que era uma oportunidade de dar espaço para a pluralidade social”, argumenta Talita.

O jogo é de comparação de diversas habilidades destas mulheres, ressaltando o que mais brilha em cada heroína. Possui 32 cartas com personagens reais que atuaram em diversos campos, tais como: saúde, política, esportes, artes e religiosidade. Já o LUDA é um kit de jogos, contém um tabuleiro grande, dado e 6 personagens para recortar e montar, jogo de memória e uma folha com as histórias de cada personagem.

Quanto ao espetáculo de teatro, a Cia. Guarda Chuva já tem agenda para o próximo mês, no Festival de Cenas Curtas de Indaiatuba - SP, no dia 09 de setembro, com a cena Margarida Maria Alves, retirada do próprio espetáculo “Heroínas da História”. 

 

SERVIÇO

Cia. Guarda Chuva marca presença na Bienal do Livro Rio com as suas ferramentas educativas

Quando: os jogos estarão disponíveis de 01 a 10 de setembro, durante Bienal do Rio, no Riocentro, no estande Escreva, Garota, pavilhão 4, Q34.

Quanto: R$63,00 o TRIUNFO | R$36,00 o LUDA
 

Redes sociais: https://www.instagram.com/ciaguardachuva/ 

Whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511988602334&text=producao

Fone: 11988602334

 

 



 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp