29/08/2023 às 13h09min - Atualizada em 30/08/2023 às 00h09min

“Pequenos Pintores Online” promove imersão de crianças de São João da Barra no mundo da arte

Projeto conta com acervo de livros e materiais artísticos, e oficinas de pintura lúdica para crianças de escolas públicas

Da redação
Rodrigo Cordeiro

Com o intuito de aflorar a criatividade das crianças de São João da Barra (RJ), o projeto “Pequenos Pintores Online” acontece na cidade entre os dias 29 de agosto e 01 de setembro, em sete escolas públicas do município. Serão entregues sete estruturas gratuitas com materiais artísticos e livros que vão auxiliar em oficinas de pintura lúdica. Os horários das entregas das estruturas e das oficinas estão listados abaixo.

 

As oficinas serão distribuídas gratuitamente de forma virtual, em vídeos de até 60 minutos, que contam também com intérprete em Libras, e nelas serão apresentadas histórias de grandes pintores e artistas brasileiros e internacionais, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Leonardo da Vinci e outros. Durante a oficina, os alunos poderão criar suas próprias obras de arte com os materiais disponíveis, entre eles, tintas, pincéis, telas e papéis especiais.

 

Ao final das oficinas, os alunos serão orientados a assinar suas obras de acordo com suas características e formatos para, por fim, poderem expor os trabalhos realizados.

 

Por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Pequenos Pintores Online” tem a produção da Sancell e apoio da Incentivar, com patrocínio da Ferroport e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

 

“Seguimos na missão de promover a arte, cultura e cidadania em parceria com o município de São João da Barra. Acreditamos que as estruturas entregues poderão estimular nos estudantes o interesse pela pintura e história da arte. Ressaltamos que ensinar de forma lúdica e divertida contribui com os pilares da Educação e proporciona aos alunos e alunas um melhor aprendizado no dia a dia”, ressalta Edenilson Sanches, gerente de Sustentabilidade da Ferroport.

 

Sobre a FERROPORT:A Ferroport é uma joint-venture formada pela mineradora sul-africana Anglo American e pela Prumo Logística, empresa privada brasileira que atua no setor de infraestrutura e logística. Somos uma empresa nacional responsável pela operação do terminal portuário de minério de ferro no Porto do Açu. O processo produtivo do minério que transportamos começa em Conceição do Mato Dentro, interior de Minas Gerais, na mina da Anglo American. De lá, o minério é transportado por um mineroduto até chegar ao Terminal 1 do Porto do Açu, onde passa pelo processo de filtragem. Uma vez filtrado, o minério é armazenado no pátio de estocagem, onde aguarda pela chegada dos navios de carga para seguir rumo ao seu destino final.

 

Sobre o Ministério:A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela Ferroport. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço:

“Pequenos Pintores Online” em São João da Barra - RJ
Datas, horários e locais:

29 de agosto - 10h30

E.M. "Evanir José Gaia"

Rua Laura Alves s/n° - Grussai - loteamento Nova Grussai, São João da Barra

 

29 de agosto - 14h00

E.M. "Maria Viana de Abreu"

Ruamento Abreu, S/N - Vila Abreu, 6° Distrito de São João da Barra

 

30 de agosto - 10h30

E.M. "Guilerma Ignácio Mendonça"

Estrada Principal, S/N - Bajuru, 5° Distrito de São João da Barra

 

30 de agosto - 14h00

E.M. "Elysio de Magalhães"

Rua Gregorio Prudêncio de Azevedo Barcelos / Roças Velhas - Estádio José Dultra, São João da Barra

 

31 de agosto - 10h30

E.E.M. "Manoel Luiz Nogueira"

Estrada Principal Quixaba, S/N - São João da Barra

 

31 de agosto - 14h00

E.M. "Manoel Alves Rangel"

Estrada principal, s/n° - Quixaba, 5° distrito de São João da Barra

 

01 de setembro - 09h30

Educandário "Santa Cecília"

Rua Senhor dos Passos 415 - Centro, São João da Barra


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp