29/08/2023 às 13h38min - Atualizada em 30/08/2023 às 00h13min

Governo abre inscrições para 2ª turma do curso de combate à violência contra mulheres

Capacitação do protocolo Não se Cale é exigida por lei para quem trabalha nas áreas de entretenimento, gastronomia e lazer

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-abre-inscricoes-para-2a-turma-do-curso-de-combate-a-violencia-contra-mulheres/

O Governo de São Paulo abriu hoje (29) as inscrições para a segunda turma do curso gratuito e obrigatório de combate à violência contra mulheres, pelo protocolo Não se Cale. O prazo dessa etapa vai até 29 de setembro, com foco em profissionais de áreas de eventos, hotelaria, espetáculos e similares, além daqueles que atuam em bares e restaurantes e não entraram na primeira turma.

O preenchimento do formulário é individual e leva aproximadamente cinco minutos. Basta acessar o link: https://www.mulher.sp.gov.br/naosecale/. Funcionários dos setores de entretenimento, lazer e gastronomia têm prioridade no curso, mas quem atua em outras áreas também pode participar. A capacitação só é válida com o certificado emitido pela Secretaria Estadual de Políticas para a Mulher.

As inscrições da etapa inicial se encerraram ontem (28), com mais de 10 mil profissionais cadastrados. As aulas começam no dia 1º de setembro em formato online e adaptável à rotina de cada pessoa.

O cumprimento integral do protocolo será fiscalizado pelo Procon-SP. Eventuais infrações podem resultar em multa, suspensão do serviço ou atividade e até interdição, nos termos estipulados pelo Código de Defesa do Consumidor. A multa pode variar de 200 a 3 milhões de UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) – atualmente com valor unitário de R$ 34,26, de acordo com a gravidade e critérios previstos no Código.

Os materiais gráficos obrigatórios, regras e reconhecimentos previstos pelo protocolo estão disponíveis no site oficial.

Dinâmica do curso

O curso é totalmente online, interativo e o aluno pode fazê-lo conforme sua disponibilidade e ritmo, com tempo máximo de conclusão estimado em até 30 horas.

O conteúdo visa preparar os estabelecimentos a identificar e enfrentar situações de risco de forma ativa e adequada, prestando os auxílios previstos no protocolo diante de qualquer pedido de socorro ou suspeita de caso de assédio, violência ou importunação sexual.

Depois da conclusão, o profissional recebe um certificado oficial e autenticado, garantindo que o estabelecimento onde trabalha possa obter futuramente o Selo e Prêmio Estabelecimento Amigo da Mulher (saiba mais no site abaixo).

Há módulos sobre conscientização, fluxos de atendimento e rede de proteção, agregando conteúdos didáticos nas áreas de Segurança, Saúde e Assistência. Todo material foi preparado pelo Governo de São Paulo em parceria com a Univesp e a TV Cultura.

Calendário das próximas turmas:

Turma II – Bares, Restaurantes e similares e demais estabelecimentos
> Início em 01/10/2023
> Término em 01/11/2023

Turma III – Remanescentes de Bares, Restaurantes e similares e demais estabelecimentos
> Início em 01/12/2023
> Término em 01/01/2024

Mais informações: https://www.mulher.sp.gov.br.

O post Governo abre inscrições para 2ª turma do curso de combate à violência contra mulheres apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp