30/08/2023 às 16h10min - Atualizada em 31/08/2023 às 08h01min

Das questões burocráticas à saúde, o profissional é essencial para qualquer negócio de Alimentos e Bebidas

Apesar de não ser obrigatória na maioria dos empreendimentos, o nutricionista garante boas práticas e segurança para o estabelecimento

Assessoria de Imprensa
Katiuska Sales
Em um empreendimento de gastronomia, o papel do nutricionista é fundamental para garantir a segurança e cuidar para que a casa siga todas as normas e diretrizes da Vigilância Sanitária. Muito além disso, ele pode fazer todo o levantamento de documentações necessárias para apresentação aos órgãos desde a abertura do negócio, bem como acompanhamento de vistorias da Vigilância Sanitária. Ademais, o nutricionista faz rotulagem nutricional, elaboração de ficha técnica, manual de boas práticas, treinamentos, entre outras atividades de gestão de qualidade.

É importante destacar que cada tipo de estabelecimento, buffet, cafeteria, self-service, restaurante, tem diferentes necessidades técnicas para seu funcionamento. Passa a ser obrigatória a presença do profissional, apenas para negócios que se enquadrem em categorias acima do Simples Nacional (faturamento médio de R$ 400 mil por mês).

“Apesar da maioria dos estabelecimentos não necessitarem da presença deste profissional, o nutricionista que cuida da gestão da qualidade, traz redução de custos, apresenta fornecedores idôneos e adequados à legislação, além de conferir uma experiência completa para o cliente”, enfatiza Fabiana Borrego*, nutricionista parceira da VA Gestão de Negócios.

O nutricionista pode ainda, auxiliar o estabelecimento no atendimento adequado e seguro de pessoas alérgicas e intolerantes. “É importante destacar a presença de glúten, lactose, oleaginosas e outros alergênicos nos menus ou placas de identificação dos pratos em self-services. O simples fato de um alimento ter sido feito na mesma panela onde esses produtos tenham passado pode ser o suficiente para uma pessoa passar muito mal e a responsabilidade é do restaurante, fato que a maioria dos empresários não se atentam”, enfatiza a especialista.

Fabiana lembra ainda que, caso o estabelecimento comercialize produtos que serão levados para casa, é necessário fazer a rotulagem adequada, com as informações sobre ingredientes, presença de alergênicos, além de valores nutricionais.
Fabiana Borrego é nutricionista, idealizadora da Chef Nutri, empresa de Gestão da Qualidade e assessora pela VA Gestão de Negócios.

Sobre a VA Gestão de Negócios
Idealizada por Vera Araújo, profissional com quase 30 anos de atuação em negócios gastronômicos, a VA Gestão de Negócios é uma consultoria com um olhar 360º para a gestão, atuando em todas as áreas de um empreendimento gastronômico, do planejamento, gestão e marketing ao operacional. Entre os principais clientes estão o Itaú, Sicao, Chocolate Accademy, Cosy, Bar Genuíno, Boteco 28, Brodo Ristoranti, Cozinha de Afeto e Cosy.
A VA Gestão de Negócios foi criada por uma mulher negra e tem como um de seus princípios a diversidade, por acreditar que as diferenças são um ingrediente essencial para a construção de um negócio inovador. Comandada por mulheres que enfrentam diariamente as dificuldades de estarem inseridas em uma área que ainda é predominantemente masculina, conta ainda com expertises de chefs de cozinha, que atuam de forma autônoma.
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp