30/08/2023 às 15h58min - Atualizada em 31/08/2023 às 08h09min

5 ferramentas para análise de dados

IBGE, Mailchimp, Google Ads, Google Trends e Gofind Analytics estão entre as plataformas que ajudam empresas a descobrir novos insights, bem como obter previsões valiosas

Beatriz de Lima Fernandes
Freepik / Divulgação

Agosto de 2023 - Segundo a pesquisa Global State of Enterprise AnalyticsGrande, no Brasil, 60% das empresas já usam Data & Analytics - a ciência de analisar dados -  para orientar estratégias e mudanças necessárias nos negócios. Parte das marcas líderes de mercado reconhecem a importância de realizar um planejamento estratégico orientado a dados. Isso acontece devido ao nível de controle e previsibilidade que as informações coletadas, de forma confiável, conseguem trazer para a empresa.

Qual a importância da inteligência de mercado?

A inteligência de mercado consiste na coleta e análise de dados e informações para obter insights. Uma das principais vantagens, para as empresas, é a possibilidade de conhecer com mais detalhes o público-alvo.

Escolher as ferramentas de informações que irão ajudar na análise e no monitoramento dos dados é um passo muito importante para a inteligência de mercado. Para isso, existem recursos que podem oferecer informações valiosas gratuitamente, mas também existem boas fontes de informações e dados relevantes de forma paga. Uma boa mescla do maior número de fontes possíveis de informação é a melhor estratégia para negócios.

Para ajudar sua empresa a acertar na inteligência de mercado, o analista de marketing da Gofind, plataforma de IA da indústria que aumenta o fluxo de pessoas nas lojas que tem seus produtos, Cleison Dará, lista cinco ferramentas:

1. IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)

Uma boa base de dados demográficos é essencial para conhecer a realidade do mercado consumidor. 

2. Mailchimp 

O Mailchimp é, hoje, uma das principais ferramentas de e-mail marketing da internet. Com ele é possível enviar milhares de mensagens para uma base enorme de clientes, de maneira automática e rápida, além de fornecer uma série de dados relevantes sobre o engajamento da audiência com seus conteúdos. 

3. Google Ads 

Ferramenta fundamental para entender como o mercado está se comportando. Com ela, é possível verificar quais são as palavras mais utilizadas no mecanismo de busca do Google, possibilitando uma análise bastante completa dos interesses do seu público. 

4. Google Trends 

Com o Google Trends é possível analisar a frequência de buscas por termos e palavras ao longo do tempo. A ferramenta, permite comparar palavras-chave diferentes e filtrar as buscas por países, estados e cidades. 

5. Gofind Analytics 

A ferramenta oferece um conjunto de dados completos sobre a performance de produtos específicos, pontos de vendas, dados demográficos, perfil do consumidor, demanda por região, produtos específicos, dados de ruptura e insights para ações de marketing.
 

Sobre a Gofind 

Com mais de 1 milhão de produtos de 400 marcas e 2 milhões de varejos integrados em sua plataforma, a Gofind aplica inteligência artificial para cruzar, em tempo real, dados da demanda de consumidores com a oferta de produtos nos PDVs, para automatizar e melhorar decisões na indústria. Desde 2015 no mercado, tem apoiado marcas como Heineken, Heliar, MSD, Wickbold, Saint-Gobain e Bosch. 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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