30/08/2023 às 09h30min - Atualizada em 31/08/2023 às 08h20min

Saiba a importância de um nutricionista dentro de um supermercado

No Supermercados Mundial, esse profissional garante o alto padrão de qualidade dos alimentos para colaboradores e consumidores

Assessoria
Freepik
Hoje, dia 31 de agosto, é comemorado o Dia do Nutricionista. A data tem o objetivo de celebrar e destacar o importante papel desses profissionais em diferentes setores. Além de exercerem papel fundamental em ambientes como hospitais, escolas, clínicas e unidades de alimentação, os nutricionistas têm desempenhado um papel cada vez mais relevante nas equipes de supermercados. Sua atuação vai muito além de simplesmente calcular valores nutricionais e elaborar cardápios, eles são fundamentais tanto para cuidar da saúde e bem-estar dos colaboradores quanto para assegurar a satisfação e confiança dos consumidores.

A nutricionista do Supermercados Mundial, Luana Godinho, explica que, dentro do ambiente dos supermercados, ela é responsável por diversas atividades. Ela acompanha as diferentes etapas de produção, desde aquisição e recebimento das matérias-primas até o dinamismo da exposição e armazenamento dos alimentos dentro das 21 cozinhas e 23 refeitórios da empresa. Essa supervisão é essencial para garantir a qualidade, equilíbrio nutricional e segurança do ponto de vista higiênico sanitário de todos os alimentos fornecidos aos colaboradores.

“De uma maneira geral, o objetivo principal é manter o padrão de qualidade dos alimentos oferecidos para todos os colaboradores da empresa, sempre atendendo à legislação vigente”, diz a profissional que explica um pouco sobre a sua atuação nas 20 lojas da marca:

“Todas as lojas possuem cozinha e refeitório, onde oferecemos cerca de 12 mil refeições por dia aos colaboradores. Aqui nos Supermercados Mundial, o setor que coordena estes locais é o setor de nutrição, no qual sou responsável. Temos também o setor da qualidade que é responsável pelos produtos que são comercializados diretamente para o consumidor, sendo composto por médicos veterinários e nutricionista”.

Uma profissão com diversas habilidades

“No setor de nutrição, a nutricionista tem o papel de garantir o fornecimento de todas as refeições para os colaboradores da empresa, através de um cardápio de qualidade e equilibrado nutricionalmente. Além da segurança e higiene. Outro papel é coordenar todos os processos envolvidos com a produção dessas refeições, seja através de treinamento de funcionários e estagiários, higienização do ambiente de trabalho, garantir o funcionamento e fornecimentos dos equipamentos necessários, garantir a reposição e dimensionamento adequado dos recursos materiais e dos os recursos humanos, desenvolvimento de procedimentos padronizados, acompanhar a visita da vigilância sanitária, quando necessário”, lista Luana Godinho, que continua explicando as funções exercidas pelo nutricionista neste ambiente:

“Dentro das cozinhas atuamos também planejando os cardápios, sejam eles os semanais, comemorativos, corporativos, coquetéis de inauguração e coffee breaks para treinamentos. Também acompanhamos desde o planejamento até a implantação ou adequação das instalações físicas das cozinhas, respeitando as normas da legislação vigente”.
A qualidade dos produtos oferecidos aos consumidores, quando necessário, também passa pela análise do nutricionista. “São diversas as funções, como por exemplo, participar da elaboração e atualização da rotulagem nutricional dos produtos próprios, colaborar na orientação dos critérios para escolha de embalagens apropriadas aos alimentos comercializados, realizar testes de análises sensoriais dos produtos, acompanhamento junto à vigilância sanitária e demais órgãos competentes, elaborar relatórios técnicos de não conformidades e ações corretivas, quando couber. Ou seja, todas as atividades que estão relacionadas ao controle de qualidade dos processos para comercialização dos alimentos”.

Colaboradores mais saudáveis com refeições equilibradas
Dentro do Supermercados Mundial, Luana Godinho fica a frente de todo o planejamento das refeições dos colaboradores na busca incessante de proporcionar uma alimentação equilibrada, saudável e gostosa. “Tudo começa no planejamento do cardápio. É preciso trazer um equilíbrio, calculando as necessidades nutricionais do colaborador pensando na atividade que ele exerce. Levamos em conta o gasto calórico, a força executada e o tempo na função, por isso a importância de oferecer opções saudáveis e com equilíbrio nutricional”, fala Luana, que gosta de usar datas especiais para promover educação nutricional para todos:

“Sempre utilizamos algumas datas comemorativas a respeito de nutrição, como Dia Mundial da Alimentação ou o Dia Nacional do combate à Hipertensão, Outubro rosa, Novembro azul, para poder enfatizar e dar orientações sobre a saúde. Utilizamos essa estratégia de educação nutricional para promover palestras nesses dias também, sempre que possível”.

Luana Godinho também utiliza das cores para tornar a refeição mais nutritiva e atrativa para os funcionários. “Tentamos ao máximo fazer um cardápio equilibrado nutricionalmente, combinando as cores, principalmente das saladas, do prato principal e da guarnição. Como por exemplo, se oferecermos a parte das saladas só de alimentos verdes, não será atrativo, precisa ter uma combinação de cores, variedade de texturas e modos preparos. É isso que faz com que a refeição seja bonita e saborosa”, finaliza.

Do tradicional ao moderno
Com 20 lojas no Estado do Rio de Janeiro, quase 80 anos de atuação e mais de 9.000 colaboradores diretos, o Mundial está entre os 15 maiores varejistas do Brasil, e é fiel a filosofia de obter a melhor condição na compra de produtos para garantir ao consumidor o menor preço total. O Mundial é uma das poucas redes de supermercados do país a trabalhar somente com venda à vista (dinheiro, cartão de débito ou cartão alimentação).
Há ainda a estrutura da Central de Distribuição, localizada em Inhaúma, com tamanho de 45 mil metros quadrados. Nela o novo frigorífico tem capacidade para estocar 7 mil toneladas de alimentos, e o depósito 30 mil paletes. Hoje 75% do volume vendido nas lojas é abastecido pela Central de Distribuição, que conta com uma frota de 50 caminhões. Responsabilidade Social também é um grande diferencial da rede, que tem em seu quadro mais de 400 Pessoas com Deficiência (PcD’s) trabalhando em diferentes setores da empresa e, ainda e em torno de 450 Jovens Aprendizes se qualificando para o mercado de trabalho. Qualidade, preço, compromisso com o cliente e atendimento são fatores responsáveis pelo sucesso do Mundial no Rio de Janeiro.

Redes sociais:
www.supermercadosmundial.com.br
Facebook: Supermercados Mundial Oficial

Instagram: @supermercadosmundial

 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp