26/12/2023 às 23h44min - Atualizada em 29/12/2023 às 00h06min

Natal de 2023 teve participação especial do Presidente Luiz Inácio, Lula da Silva e da primeira dama Rosângela da Silva a Janja na 10ª Expocatadores, o maior evento de economia circular inclusiva da América Latina.

Zenaide dos Santos Sarria Aguilar
https://zenaidedossantossacultura.blogspot.com/2023/12/natal-de-2023-teve-participacao.html
Fotos divulgação: Emilly Firmino, enviadas por Bernardo Vaz
Guarulhos, 26 de dezembro de 2023 - O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira dama, Janja, participaram da 10ª Expocatadores, o maior evento de economia circular inclusiva da América Latina, que aconteceu na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília, nos dias 19 a 22 de dezembro.


A feira reuniu representantes de governos, empresas, sociedade civil, delegações internacionais, entidades de apoio e assessoria, parceiros do MNCR/ANCAT e convidados.

Os integrantes do MST de Minas Gerais foram convidados para preparar as refeições dos participantes da feira. Bernardo Vaz, da linha de frente das cozinhas do MST, esteve na coordenação e organização do almoço e jantar para 1.600 pessoas, além de um banquete para 2 mil pessoas na ceia de Natal.

Além das cozinheiras do MST, também foram convidadas cozinheiras das comunidades quilombolas de Belo Horizonte, incluindo as dos Mangueiras, Carolinos, Sousa e Araújos. Maria Vicentina Caldera, presidente do espaço cultural "Diversidades culturais afro indígenas", foi colaboradora na cozinha também.

Também foram convidados cozinheiras e ajudantes do MST do Distrito Federal e Goiás. Ao todo, a equipe contou com 56 pessoas, somando os motoristas de ônibus e caminhão.

A maior parte da comida foi comprada das áreas da Reforma Agrária e Agricultura Familiar.

Em clima de Natal, na confraternização, o Presidente Lula assinou decretos direcionados à categoria dos catadores de materiais recicláveis.

Às 14h, a Ministra Marina Silva, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima, proferiu uma conferência.

A 10ª Expocatadores foi um evento realizado na temática de resíduos sólidos urbanos e da educação ambiental do Brasil com a inclusão dos catadores. Foi um importante veículo de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, atividades culturais, iniciativas empresariais e tecnologias que visam fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis na cadeia da economia circular.

A 10ª edição representa um marco de luta e superação e palco de celebração da jornada dos catadores e catadoras de materiais recicláveis em busca de inclusão, dignidade e visibilidade.

Maiores informações: https://expocatadores.com.br/

Por Zenaide dos Santos SA Jornalista Colunista


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp