A dengue no paredão
Segundo dados do Ministério da Saúde, só nos primeiros quinze dias do mês de janeiro foram registrados 10.961 casos na Região Sul do país
foto ilustração FREEPIK
A dengue no paredão *Janaína Lima O Brasil acompanha estarrecido a explosão dos casos de dengue registrada nos últimos meses. Trata-se de um problema de saúde pública que provoca acúmulo de casos nos já superlotados hospitais e postos de atendimento em todo o país. Paralelamente, e para fazer um comparativo, parte da população acompanha os Reality Shows onde quem decide pela eliminação é a própria população. No caso da dengue a possibilidade de eliminação também está nas mãos e nas atitudes da população. Ganham espaços no noticiário os casos cada vez mais volumosos de pessoas em busca de tratamento após o início dos sintomas da doença. Segundo dados do Ministério da Saúde, só nos primeiros quinze dias do mês de janeiro foram registrados 10.961 casos na Região Sul do país. O número representa quase mil por cento em relação ao mesmo período do ano passado. Se não forem tomadas medidas urgentes, a situação pode se tornar ainda mais alarmante diante de fatos como aumento das chuvas, o fenômeno El Niño, o aumento das temperaturas e a constatação de que, no verão acontece aumento gradual de casos de dengue, com o auge da gravidade no mês de março. No âmbito municipal, a prefeitura de São Paulo vai ampliar, a partir de 1º de fevereiro, as ações de combate à dengue. Uma iniciativa é o aumento do número de agentes de combate à dengue nas ruas da capital, de 2 mil para 12 mil, com objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O trabalho terá foco no bloqueio de criadouros, ampliando a capacidade de enfrentamento ao mosquito na capital. No sábado, dia 03, todas as 471 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 8h às 17h, com profissionais médicos e de enfermagem para ofertar aos munícipes atendimentos, testes rápidos de dengue e hidratação. Voltando ao Big Brother, onde a população escolhe quem será eliminado, agora é a vez de cada cidadão fazer a sua parte, colocar a dengue no paredão e decidir pela sua eliminação. *Janaína Lima (MDB) é vereadora na Cidade de São Paulo Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U