19/02/2024 às 14h32min - Atualizada em 20/02/2024 às 00h01min

Doenças crônicas e a leucemia ganham espaço para conscientização no mês de fevereiro 

SANTA CASA DE MAUÁ
DIVULGAÇÃO
Durante o segundo mês do ano, as cores roxo e laranja ganham destaque e conscientizam a população sobre algumas doenças e incentivam o diagnóstico precoce. A cor roxa tem foco nas doenças de cura desconhecida, como o Alzheimer, o lúpus e a fibromialgia. Já a cor laranja traz a importância do diagnóstico precoce da leucemia e a doação de medula óssea.

Segundo o clínico geral do Hospital Santa Casa de Mauá, Valdir Russo, a proposta de ambas as ações é impactar milhares de pessoas e, embora as doenças sejam diferentes, todas elas quando identificadas na fase inicial permitem o controle dos sintomas e a melhor qualidade de vida aos pacientes. No caso da leucemia, a cura.

O Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração das funções cognitivas do cérebro e da memória. É caracterizada pela perda de memória, irritabilidade, falhas na linguagem e orientação no espaço e tempo. Manter o cérebro ativo com hábitos saudáveis é uma recomendação, já que ainda não há uma prevenção eficaz.

O lúpus é uma doença inflamatória e autoimune que atinge órgãos, tecidos e articulações. Pode ser: discoide – com manifestação na pele e lesões; sistêmico - atinge todo o organismo; induzido por drogas - inflamações pelo uso de drogas ou medicamentos e neonatal - acomete os filhos de mulheres que têm lúpus, mas os sintomas desaparecem após alguns meses. Os sintomas mais comuns são fadiga, febre, dor nas articulações, inchaços e vermelhidão na pele. O diagnóstico pode ser feito a partir de exames de sangue, urina e análise dos sintomas. 

A Fibromialgia é marcada pela dor muscular generalizada e crônica, cansaço, ansiedade e depressão. O diagnóstico é feito por exames físicos e laboratoriais e análise dos sintomas. O tratamento é comportamental, com exercícios físicos, terapia psicológica e medicações para a dor, o sono e para melhorar a disposição.

A leucemia é um tipo de câncer que atinge a medula óssea e ocupa a décima posição entre os mais frequentes no Brasil. Os primeiros sintomas são a palidez, o cansaço, a febre, o aumento de gânglios, as infecções, os hematomas e os sangramentos sem causa aparente, que são um alerta para o início de uma investigação.

O diagnóstico é feito através de exames laboratoriais, de bioquímica, de coagulação, dentre outros e o tratamento envolve a quimioterapia. Nos casos mais graves, há recomendação de transplante de medula, que oferece bons resultados.

O transplante ocorre a partir da compatibilidade, geralmente de familiares de primeiro grau. Caso não seja encontrado um doador, a necessidade é registrada em um banco de medula e por essa razão a campanha é muito importante para incentivar a doação. 

O Hospital Santa Casa de Mauá está localizado na Avenida Dom José Gaspar, 1374 - Vila Assis - Mauá - fone (11) 2198-8300. 
https://santacasamaua.org.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp