20/02/2024 às 15h46min - Atualizada em 21/02/2024 às 00h02min

Abílio Diniz - a história de um empresário brasileiro

Conheça um pouco mais da trajetória do grande empresário

David Roberto Florim
Freepik
Por Ana Franco Toledo - advogada

Faleceu um dos mais conhecidos empresários brasileiros: Abílio Diniz, que iniciou sua carreira em São Paulo, após cursar administração de empresas na GV, montando um supermercado ao lado de seu pai, Valentim Diniz, um imigrante português.

A partir do primeiro supermercado Pão de Açúcar, localizado na Avenida Brigadeiro Luis Antônio, em São Paulo, Abílio Diniz aprimorou seus conhecimentos sobre o mercado de varejo, tendo viajado para Europa e Estados Unidos na década de 60 para estudar como as grandes empresas do setor funcionam naqueles países.

Trazendo tais conhecimentos para o Brasil, inaugurou em 1971 o primeiro hipermercado brasileiro, o Jumbo, localizado na cidade de Santo André, SP.

Abílio Diniz estava à frente dos negócios da família nas décadas de 60 e 70, quando a rede de supermercados Pão de Açúcar teve grande expansão, sendo a primeira a oferecer uma farmácia aberta 24hs por dia e a possuir em sua estrutura um centro de processamento de dados.

Os negócios foram abalados por uma série de disputas familiares, bem como pela própria dinâmica do mercado empresarial, dificuldades essas contornadas por Abílio e a equipe que ele construiu durante sua carreira.

O Grupo Pão de Açúcar abriu seu capital em 1995, tendo sido a primeira companhia 100% brasileira a negociar suas ações simultaneamente no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Durante a sua trajetória empresarial, Abílio Diniz liderou o Grupo Pão de Açúcar, participou da Companhia Brasileira de Distribuição, teve parceiros nacionais e internacionais, participou do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social em 2003, adquiriu outras redes de varejo, como a Ponto Frio e criou o veículo de investimentos de seu grupo familiar, a Península Participações, que investe em diversos setores, sendo um dos maiores acionistas do Grupo Carrefour Global.

Abílio Diniz ficou também muito conhecido por ter sido vítima de um sequestro no final dos anos oitenta, e em razão de sua paixão por esportes, vida saudável e atitudes que levam à excelência pessoal e profissional.

Por encarnar como poucos os tantos desafios enfrentados pelos empreendedores, Abílio Diniz muito ensinou e certamente aprendeu com todas as mudanças estruturais havidas no Brasil e no mundo desde a década de 60 até os dias de hoje, desde mudanças econômicas e financeiras, passando pelos conflitos familiares e societários, decisões para ampliar e sanear os negócios, tendo experiência também no mercado de capitais. 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp