21/02/2024 às 11h00min - Atualizada em 23/02/2024 às 00h22min

Faculdade de Pinhais recebe o título de Centro Universitário

Com a mudança, Centro Universitário UNIFAPI tem autonomia para a criação de novos cursos. Instituição é a primeira da RMC a ofertar curso de Medicina

Gheysa Padilha
Zigg Comunicação
Assessoria Fapi
A Faculdade de Pinhais anuncia neste início de 2024  uma importante etapa de seu processo de expansão: a conquista do título de Centro Universitário. A instituição, que já formou mais de 25 mil alunos desde sua implantação, passa a ser o Centro Universitário UNIFAPI e reforça sua importância para o município de Pinhais e toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A mudança acontece meses após a criação do primeiro curso de Medicina da RMC pelo UNIFAPI. “Este é um marco muito importante, não apenas para a instituição, mas para toda a comunidade da Região Metropolitana de Curitiba, que ganha um Centro Universitário de qualidade, com acesso à educação e mais incentivos ao desenvolvimento”, avalia a Reitora do UNIFAPI, Fabiula Schmidt.

A expansão traz outras novidades. A partir de agora a Reitoria assume a gestão do Centro Universitário, que até então era conduzido pela Diretoria Geral. Além disso, a instituição tem maior autonomia para criar novos cursos de graduação e os processos ficam mais ágeis, especialmente o registro e entrega dos diplomas aos formandos.

Centro Universitário
A concessão do título de Centro Universitário aconteceu no dia 22 de dezembro de 2023, quando foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria de Credenciamento do Centro Universitário UNIFAPI, sob o número 2.139 de 20/12/2023.

O processo começou anos antes, de maneira estratégica, com a adequação a vários critérios exigidos pelo Ministério da Educação (MEC). Entre eles funcionar por ao menos seis anos; oferecer no mínimo oito cursos de graduação reconhecidos com conceitos satisfatórios; possuir ⅓ do corpo docente com titulação acadêmica de mestrado e/ou doutorado; realizar programas de extensão universitária e outros.

“Os nossos projetos pedagógicos são dinâmicos e atualizados constantemente, uma característica comum às instituições universitárias. O que muda no Centro Universitário em si é a autonomia na criação de novos cursos, uma vez que se pode propor e ofertar um curso sem que haja a visita in loco do INEP, encurtando o prazo para a oferta em até dois anos”, explica Fabiula.

Além disso, o MEC detalha, em seu portal oficial, que os centros universitários são “pluricurriculares, abrangendo uma ou mais áreas do conhecimento, que se caracterizam pela excelência do ensino oferecido, comprovada pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho acadêmico oferecidas à comunidade escola”.

Atualmente, o Centro Universitário UNIFAPI oferece os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Curso Superior de Tecnologia (CST) em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, CST em Gestão de Recursos Humanos, CST em Logística, CST em Processos Gerenciais, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Medicina e Pedagogia. O ingresso na instituição pode acontecer de três maneiras: via vestibular, que é realizado duas vezes ao ano, pela nota do ENEM e como portador de diploma de graduação. Além disso, está à disposição dos estudantes bolsas de estudos por meio de convênios com empresas parceiras da região.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp