22/02/2024 às 14h23min - Atualizada em 24/02/2024 às 00h13min

Revisão nas máquinas agrícolas deve estar inserida no checklist para garantir bons lucros ao produtor e melhor desempenho do trator

Manutenção preventiva em tratores evita contratempos e reduz gastos no período da preparação da colheita

João Vitor Casagrandi
Agritech Lavrale

A manutenção preventiva e revisões nos equipamentos agrícolas no período pré-colheita podem contribuir na garantia de bons lucros ao produtor. Além dos tratos culturais do café ou das frutas, por exemplo, que demandam cuidados especiais na terra para assegurar a evolução de desempenho de produção, minimizando fatores externos que possam comprometer o rendimento da safra, o produtor também precisa ficar atento com a revisão das máquinas agrícolas.

Além de evitar possíveis adversidades, a manutenção preventiva dos equipamentos reduz gastos. O fato é que a revisão periódica pode contribuir para aumentar a produtividade da lavoura e mantém a durabilidade dos próprios produtos que foram adquiridos.

“A manutenção preventiva minimiza o risco de a máquina quebrar durante períodos que são importantes do manejo da cultura em que ela é utilizada”, alerta o coordenador de Vendas/Marketing da Agritech, Cesar Roberto Guimarães de Oliveira.

Além do financeiro, as inspeções de prevenção também estão diretamente vinculadas à segurança da operação e do próprio operador, pontos essenciais para um bom funcionamento da propriedade rural.

Para a manutenção dos tratores cabinados, Oliveira recomenda começar com um componente crucial: a própria cabine. A primeira linha de defesa contra o desgaste das cabines é uma limpeza regular. A cabine deve ser limpa de resíduos agrícolas, poeira e sujeira que podem acumular-se com o uso diário. “Além disso, uma higienização apropriada, assegura um ambiente de trabalho seguro e saudável para o operador”.

Oliveira recomenda também a inspeção regular da integridade da vedação da cabine para proteger o operador de elementos externos e ruídos. “Fundamental também a verificação periódica para assegurar que todos os componentes estejam funcionando corretamente, incluindo displays, alavancas, botões e outros dispositivos de controle”, alerta.

Motor, o coração do trator

No coração de cada trator Agritech está um motor projetado para oferecer potência e eficiência nas operações. Para manter essa performance, Oliveira compartilha algumas práticas de manutenção essenciais que garantem a operação eficaz e a longevidade do motor do seu trator, como a manutenção do sistema de arrefecimento.

“O sistema de arrefecimento desempenha um papel crucial na prevenção do sobreaquecimento do motor. É importante a verificação regular do nível do líquido de arrefecimento e a limpeza do radiador para evitar obstruções que podem levar ao sobreaquecimento”, esclarece.

Além disso, um motor saudável começa com óleo limpo e filtros de óleo. A troca regular de óleo e filtros, conforme as especificações da fabricante, assegura que o motor permaneça limpo e livre de contaminação, evitando o desgaste prematuro.

Para maximizar a eficiência do combustível e o desempenho do motor, a Agritech enfatiza a importância de manter o sistema de combustível limpo. Isso inclui a troca regular dos filtros de combustível e a verificação de linhas e conexões para evitar vazamentos ou obstruções.

Por último, essencial a inspeção de componentes do motor, como bicos de injeção e a correia do alternador devem ser inspecionados regularmente para garantir que estão em bom estado. A substituição de peças desgastadas antes que falhem pode evitar paradas inesperadas e reparos dispendiosos.

A Agritech aconselha ainda que as inspeções regulares da transmissão sejam feitas por um técnico qualificado para identificar precocemente desgastes ou problemas que possam afetar a performance da máquina. Isso inclui a verificação de vazamentos, a avaliação do desgaste das engrenagens e a inspeção dos selos e juntas.

De olho na revisão

Na prática, o que muitos proprietários de tratores ainda têm certa resistência na hora de mandar suas máquinas para a revisão, pois acreditam que não há problema em trabalhar com o equipamento tendo seus lubrificantes e componentes vencidos, por exemplo.

“Sempre orientamos nossos clientes para que realizem as revisões dentro dos períodos estipulados. Frisamos que isso diminui as despesas com manutenções e aperfeiçoa a utilização das máquinas, aumentando a produção agrícola e a vida útil dos equipamentos”, ressalta o coordenador de Vendas da Agritech.

Neste sentido, é importante realizar a checagem periódica do nível e da qualidade do óleo do equipamento. “Orientamos o uso de óleos de alta qualidade, específicos para as demandas pesadas da agricultura e a substituição, conforme as diretrizes do manual do operador para prevenir desgaste e sobreaquecimento”. A substituição ou limpeza regular dos filtros também garante que a máquina opere sem obstruções, prologando sua vida útil.

Sobre a Agritech

A Agritech Lavrale – Divisão Agritech é pioneira na indústria brasileira ao fabricar linhas de tratores, microtratores e implementos agrícolas voltadas para a agricultura familiar. No final de 2014 a empresa atingiu a marca de 100 mil tratores produzidos pela sua fábrica, em Indaiatuba (SP). A Agritech faz parte do Grupo Stédile e surgiu com a cisão da Yanmar do Brasil. O Grupo Stédile, de Caxias do Sul (RS), é um dos mais respeitados conglomerados industriais do Brasil e engloba a empresa Agrale S.A.

Para saber mais: www.agritech.ind.br

Siga a Agritech nas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/agritechlavrale.1957

Instagram: @agritechlavrale


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp