22/02/2024 às 14h32min - Atualizada em 25/02/2024 às 00h29min

Mitos e verdades sobre o uso de sachês e a sua importância para a nutrição dos cães

Por Deise Silva Alberto, Médica Veterinária.

Joana Ribas Bernardes Lima
créditos Mars

Hoje, o Brasil possui a terceira maior população de cães do mundo. A maioria dos lares brasileiros contam com um animal de estimação, mas oferecer alimentação adequada para todos ainda é uma preocupação para os tutores. Um desses aspectos está vinculado a dúvidas e até a desinformação por parte dos pais de pets quanto aos tipos de alimentos.  

Para esclarecer os muitos questionamentos sobre a alimentação úmida para os animais de estimação, nós, da Mars Petcare, dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como a PEDIGREE®️, acreditamos que o compartilhamento de informações é um importante aliado dos consumidores. Investimos há mais de 50 anos em pesquisas científicas sobre nutrição, bem-estar animal e benefícios da interação entre tutores e pets, com estudos realizados pelo Waltham Petcare Science Institute, na Inglaterra. E com base em nossas pesquisas, podemos falar sobre os mitos e verdades sobre a alimentação úmida para os cães. 

Primeiramente, cabe destacar que pesquisas desenvolvidas pelo instituto Waltham chamam atenção sobre como a conscientização dos tutores pode contribuir significativamente para a melhor nutrição e saúde dos pets.  

A seguir, trazemos perguntas frequentemente feita por donos de pets: 

O uso de sachê pode fazer mal para o cachorro?  

Não, o sachê não faz mal para a saúde dos cães. Muito pelo contrário. Os alimentos úmidos podem proporcionar muitos benefícios para a saúde dos pets. Por ter uma alta concentração de água, ele aumenta os níveis de hidratação e previne doenças renais. Outra vantagem é quanto ao aprimoramento da palatabilidade, que muitas vezes resulta em uma experiência alimentar ainda mais agradável para os animais.  

O sachê pode ser oferecido todos os dias? 

O sachê pode ser oferecido todos os dias, desde que o tutor siga as porções adequadas para o porte e idade do cão. Para descobrir as quantidades ideais, é necessário conferir o guia alimentar presente nas embalagens e/ou consultar o médico veterinário do seu pet. 

Quando formulado como um alimento completo e balanceado o sachê pode substituir o alimento habitual da refeição do seu pet, nesse caso também é importante considerar se o sachê será oferecido sozinho ou misturado com outro alimento, como a ração. Em caso de dúvidas, sempre consulte o médico veterinário. 

O alimento úmido predispõe à obesidade? 

Justamente o oposto. Por ser um alimento com alto teor de umidade (água), tem que ser oferecido em maior quantidade para suprir as exigências nutricionais diárias. É essencial que os tutores estejam sempre atentos aos guias alimentares do produto ao oferecerem alimentos para seus pets. Estes guias fornecem informações cruciais sobre as quantidades adequadas a serem oferecidas e se o produto é um alimento completo e balanceado. 

5 grandes benefícios dos sachês PEDIGREE 

Elevada concentração de água na receita: excelente para manter a hidratação, promover a sensação de saciedade e prevenir problemas renais; 

Alta palatabilidade: a textura macia dos pedaços de proteína cozidos à vapor aumentam o interesse do cão pelo alimento; 

Ajuda as defesas naturais: com Vitamina E e Selênio, que fortalecem a saúde do seu cão; 

Refeição completa e balanceada: conta com balanço ideal de nutrientes, sem corantes,  

Contribui para uma dieta equilibrada, pelagem saudável, sistema imunológico fortalecido e manutenção do peso ideal. 

Os sachês desempenham um papel importante na oferta de uma alimentação equilibrada para cães. Ao desmitificar informações incorretas e considerar as pesquisas cientificas, os tutores podem tomar decisões mais certeiras quanto a nutrição de seus animais de estimação, proporcionando-lhes uma vida saudável e feliz. 

De acordo com a FEDIAF (Federação Europeia das Indústrias de Pet Food), os alimentos úmidos são aqueles que apresentam teor de umidade de pelo menos 60% (sachês e latas). Esses alimentos foram considerados durante muitos anos como petiscos por veterinários e tutores, mas o crescente interesse pelos úmidos no Brasil vem desmistificando esse conceito e a indicação dos sachês como uma opção de alimento completo e balanceado tem sido mais frequente.  

De maneira geral, os tutores estão mais atentos aos produtos disponíveis no mercado e têm se preocupado com a alimentação dos seus animais, o que os incentiva a pesquisar e a buscar cada vez mais alternativas. O alimento úmido apresenta uma série de vantagens e pode ser aliado ao alimento seco, oferecendo o melhor em nutrição para os nossos pets. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp