27/03/2024 às 13h27min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h17min

16º Congresso Paulista de Pediatria 

Em defesa da Pediatria e do Pediatra

Vérité Comunicacao
SPSP
SPSP

SPSP promoverá 16º Congresso Paulista de Pediatria 

O evento terá como público-alvo pediatras e demais profissionais que lidam com a população pediátrica, contando com uma programação científica abrangente, na qual renomados especialistas de diversas áreas apresentarão temas contemporâneos e nos cuidados da saúde de recém-nascidos, crianças e adolescentes

Entre os dias 27 e 30 de março, acontecerá, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, SP, o 16º Congresso Paulista de Pediatria. O evento é uma realização da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP), tendo como público-alvo pediatras e demais profissionais que lidam com crianças e adolescentes. Neste encontro presencial, os especialistas contarão com o feedback dos congressos anteriores, que foram sucesso científico e de público. E, para manter essa tradição, o tema central escolhido do evento foi Em defesa da Pediatria e do Pediatra.

Para Renata Waksman, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e do 16º Congresso, a Pediatria está em constante mudança. “Para o pediatra geral, o especialista, o que atua em ambulatório, na unidade básica de saúde, no berçário, na emergência e na terapia intensiva ter acesso às atualizações em medicina pediátrica de última geração é fundamental para oferecer o atendimento ideal ao seu paciente”, ressalta a médica, enfatizando que o  intercâmbio de conhecimentos científicos e de práticas clínicas atuais na busca da melhor assistência contribui para a construção de uma comunidade imbatível de profissionais da saúde infantil e adolescente.

Ela afirma que a programação científica trará atualização, inovação e se aprofundará nos enormes desafios que os pediatras têm enfrentado. “Teremos práticas de última geração, baseadas em evidências que influenciam a prevenção, o diagnóstico e o tratamento, em um menu de atividades distribuídas em cinco auditórios”, esclarece. Além dos 18 cursos pré-congresso, ocorrerão 30 conferências, 15 miniconferências, 15 mesas-redondas, 7 discussões de casos clínicos, 15 simpósios-satélites, 8 painéis e 10 colóquios.

Serão apresentados e discutidos temas de cuidados clínicos e pesquisa (ultrassom Point Of Care, uso de medicamentos off label e uso compassivo, dor do paciente em cuidados paliativos na emergência), intervenções e desafios (intervenção precoce na criança com deficiência, desafios na transição para a clínica de adultos, novas diretrizes no tratamento da sepse), problemas emergentes de saúde (atendimento do adolescente LGBTQIAPN+, epidemia do cigarro eletrônico, segurança na internet), sistemas de saúde (o pediatra, esse incrível especialista, atenção primária à saúde) e temas impactantes, como: anticoncepção, dislipidemias, medicamentos na obesidade, avaliação pré-participação esportiva e o “hospitalista pediátrico”.

A presidente da SPSP afirma que haverá, ainda, temas relacionados ao desenvolvimento, necessidades especiais e segurança e “A arte de cuidar – um projeto da SPSP”. “Para tudo isso e muito mais, já contamos com mais de 200 palestrantes confirmados do Estado de São Paulo, renomados especialistas de diversas áreas para discutir temas contemporâneos no cuidado da saúde do recém-nascido, da criança e do adolescente. Em nome da Sociedade de Pediatria de São Paulo, convido a todos que representam a nossa especialidade a participar da construção de mais um congresso de referência”, conclui Renata.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp