14/05/2024 às 16h29min - Atualizada em 15/05/2024 às 08h05min

Em evento da ONU, Instituto brasileiro alerta para importância de ensino sobre PPPs

Representantes do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) chamaram a atenção para o papel da educação no aprimoramento das PPPs durante fórum Internacional realizado em Istambul, na Turquia

ÍCARO AMBRóSIO
Acervo IPGC

A formação acadêmica pode ser o caminho mais curto para acelerar o surgimento de novos modelos de desenvolvimento sustentável através das parcerias público-privadas (PPPs). Esta tem sido a tônica dos discursos de representantes do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), especializado em realizações de projetos inovadores em diversos municípios no Brasil. Desta vez, porém, o palco dessa abordagem foi Istambul, na Turquia, onde ocorreu o 8º Fórum Internacional de Parcerias Público-Privadas, da Comissão Econômica das Nações Unidas (Unece, na sigla em inglês).

A gerente de educação do IPGC, professora Carolina Santana, alertou às comitivas dos países participantes sobre o papel catalisador que o ensino pode promover para o progresso social e a inovação nas comunidades por todo o mundo por meio das PPPs. Ela defendeu que a criação de políticas de fomento ao ensino voltado para o setor pode proporcionar conhecimentos diversos não apenas acerca das PPPs, mas também a respeito do desenvolvimento das cidades.

“Diante do êxito das nossas ações no Brasil, a expectativa é escalar e apresentar um projeto global de educação, somando experiência e melhores práticas a outros países da América Latina e do mundo. Estamos focados em escalar não somente o conhecimento, mas também a viabilidade e a eficiência de modelagem das PPPs”, afirma Carolina Santana.

A participação do IPGC no Unece veio de um convite da própria ONU, pelo reconhecimento dos projetos desenvolvido e graças às experiências educacionais em torno das parcerias que o Instituto vem angariando no país. A gerente de educação esteve na Turquia juntamente com o presidente e fundador do IPGC, Leonardo Santos, o vice-presidente Thiago Greco e a gerente de projetos Caroline Braga. A especialista em educação foi uma voz ativa da América Latina no painel “Tirando as PPPs da sala de aula: contribuições das instituições acadêmicas para a capacitação”, que também contou com professores de universidades de todos os continentes.

“Hoje contamos com uma plataforma de educação, com o intuito de ajudar a população, o governo e os órgãos de controle a entenderem de forma didática como funciona o universo das PPPs, dos projetos de cidade inteligente, saneamento, energia e de outros temas”, sustenta. “Nesse contexto, esclarecemos tanto as questões sobre o desenvolvimento de projetos quanto a parte jurídica e os aspectos sociais que envolvem esse trabalho. Temos observado um impacto social muito forte, e é de suma importância compartilhar esse know-how com outras nações”, completa.

Sobre o IPGC Educa

O IPGC é uma organização do terceiro setor que atua como mediador fundamental entre o poder público e a iniciativa privada, especializando-se na modelagem e estruturação de projetos de PPPs. Complementando esses estudos, surgiu o IPGC Educa – uma iniciativa de educação destinada à compreensão dos projetos de PPPs e outros temas relacionados com a inteligência das cidades.

A formação do Programa Permanente em Parceria Publico Privadas (P5), aborda desde a definição do que vêm a ser as PPPs e como elas funcionam, passando pelas legislações, as etapas e os pontos de atenção na confecção e no desenvolvimento dos projetos. O objetivo é trazer, de forma didática e pedagógica, o conhecimento necessário para que as parcerias aconteçam, juntamente com um domínio mais amplo em torno dos aspectos presentes na estruturação de uma PPP e seus impactos nas cidades.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ICARO ALISSON ROSA AMBROSIO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp