04/06/2024 às 11h01min - Atualizada em 08/06/2024 às 06h42min

Biblioteca Pública do Paraná recebe estudantes que nunca visitaram o local

Alunos da rede municipal de Curitiba vão participar de atividades que estimulam o contato com os livros e incentivam o gosto pela leitura

JOãO ALéCIO MEM
www.memcomunicacao.com.br
Anderson Tozato

Cerca de 200 crianças - que estudam em seis escolas municipais de Curitiba - vão visitar a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) pela primeira vez em suas vidas. As atividades acontecem nos dias 5, 6 e 7 de junho em horários já agendados.

Para facilitar o acesso, um ônibus fará o transporte de ida e volta, de maneira gratuita, e todos os pequenos estarão acompanhados por seus professores.

“Temos 30 estudantes no 3º ano B do Ensino Fundamental. Eles têm idade entre 7 e 8 anos e grande parte deles nunca visitou a BPP por diferentes razões. Por isso, será um momento incrível, de muito aprendizado, diversão e que vai ficar gravado para sempre em suas memórias”, explica Analice Gurski Fernandez, diretora da Escola Municipal Prof.ª Maria Nicolas, que fica no bairro Santa Quitéria.

A visita desses alunos está agendada para quarta (dia 05/06), às 14h. A primeira atividade será no auditório da BPP e envolve um Sarau Literário; ação que proporciona uma incrível descoberta pelo mundo das letras e estimula o interesse pelos livros. Em seguida, eles vão conhecer a sessão infantil da Biblioteca, fazem um lanche e depois retornam para a escola, sempre acompanhados da professora Kelen Pooss de Oliveira.

Sobre a Biblioteca Pública do Paraná

A Biblioteca Pública do Paraná é uma das maiores instituições culturais do Brasil. O acervo reúne cerca de 750 mil livros, periódicos, fotografias, mapas, cartazes e materiais de multimeios e multimídias.

A BPP foi criada em 7 de março de 1857, ocupa uma área de quase 9 mil metros quadrados e é uma das bibliotecas públicas mais frequentadas do país, atendendo em média 16 mil usuários por mês e realizando aproximadamente 500 empréstimos de livros por dia. São mais de 230 mil leitores cadastrados.

A BPP disponibiliza gratuitamente para empréstimo livros clássicos de autores consagrados como Machado de Assis, Lima Barreto, José de Alencar, Castro Alves, Euclides da Cunha, Olavo Bilac e muito mais.

Estímulo à leitura

A visita dos estudantes à Biblioteca Pública do Paraná é uma das ações que compõem o projeto cultural Leituras Urbanas; viabilizado com recursos do Programa de Apoio de Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba e tem o apoio da Universidade Positivo e do Colégio Positivo.

As ações envolvem 3 oficinas de escrita e criação literária, 10 encontros com escritores, exibição de 20 vídeos de leitura em voz alta e a realização de 200 rodas de leitura. As atividades acontecem nas Casas de Leitura, Farol do Saber e nas dez Ruas da Cidadania de Curitiba, sempre com entrada franca.

“A partir do contato com o livro e a leitura, as pessoas compreendem melhor o lugar que se inserem, têm uma visão mais ampla e crítica do mundo. Para essas e outras crianças da rede municipal que vão visitar a BPP em junho, será um acontecimento que vai ajudar em sua formação”, explica o idealizador do Leituras Urbanas, Cristiano Nagel.

Agenda de visitas à Biblioteca Pública do Paraná

Dia 05/06

9h: Estudantes do 4º ano da Escola Municipal Prof.ª Rejane Maria Silveira Sachette (Regional Bairro Novo)

14h: Estudantes do 3º ano B da Escola Municipal Prof.ª Maria Nicolas (Regional Portão)

Dia 06/06

9h: Estudantes do 4º ano da Escola Municipal Prof. Guilherme Butler (Regional Boqueirão)

14h: Estudantes do 2º e 3º ano da Escola Municipal CEI Issa Nacli (Regional Cajuru)

Dia 07/06

9h: Estudantes do 4º ano da Escola Municipal Prof.ª Maria Lenkot Zeglin (Regional Tatuquara)

14h: Estudantes do 4º ano da Escola Municipal Doutor Osvaldo Cruz (Regional Pinheirinho)


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JOAO ALECIO MEM
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp