06/06/2024 às 11h15min - Atualizada em 08/06/2024 às 06h45min

5 dicas estratégias para criar anúncios de sucesso no e-commerce

*Por Juliana Vital, Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics*

DANIELA PIMENTEL
PinePR
Foto: Nubimetrics

No primeiro semestre de 2023, o crescimento expressivo da publicidade digital no Brasil, impulsionado, principalmente, pelos pequenos e médios anunciantes, foi destaque em uma pesquisa conduzida pelo IAB Brasil. Essa análise revelou que esses segmentos aumentaram seus investimentos em 13%, contribuindo com 75% do crescimento total dos gastos em publicidade digital. Além disso, a pesquisa revelou que 83% da população brasileira foi exposta a algum tipo de anúncio de determinado produto, seja de forma online ou offline.
 

Diante desse cenário e com o crescimento do e-commerce, os vendedores estão em busca constante de estratégias inovadoras para impulsionar seu negócio online e alcançar o maior número de consumidores a partir delas. Por isso, com a expertise em mercado digital, destaco  5 dicas essenciais para atrair clientes  nos marketplaces e turbinar o faturamento dos negócios.
 

1 - Seleção estratégica de produtos 

Orientações sobre a escolha inteligente de produtos para maximizar relevância e demanda no cenário e-commerce em expansão é crucial. Saber o que e onde vender é o primeiro passo para criar anúncios mais potentes e garantir o alcance do consumidor ideal.
 

2 - Navegação nas categorias 

Além de estar atento ao produto escolhido, se tem demanda crescente ou se é uma oportunidade de demanda desassistida, é necessário escolher a categoria certa, considerando dinâmicas e participantes específicos do mercado online em crescimento. Os dados podem ajudar e muito nesse detalhe tão importante. Saber quantos concorrentes você tem para um determinado artigo e qual estratégia eles estão aplicando faz toda a diferença para a tomada de decisão final.


3 - Títulos claros 

Sabendo o que e onde vender, o próximo passo é criar títulos envolventes que capturem a atenção e incorporem palavras-chave relevantes, todo esse trabalho é essencial para conseguir um bom posicionamento para a sua publicação na página de resultados. Entenda que é esse o primeiro elemento que seu cliente verá: o título. É por meio dele que o consumidor decide se abrirá o anúncio para ampliar os detalhes. Seja direto e atrativo.


4 - Ficha técnica e detalhes do produto
Chamar a atenção do seu cliente pelo título é uma parte  do processo, ou seja, você atraiu a visita para sua publicação. Porém, se não houver uma descrição, se as especificações dos produtos não estiverem claras, todo o trabalho poderá ir por água abaixo. Garanta que as orientações e fotos estejam no anúncio, e que elas sejam de qualidade. Outro ponto importante é garantir o estoque e variações deste artigo. Esse check-list  ajudará que você tenha maior conversão, ou seja, converta essa visita em uma venda.


5 - Estratégia no preço do produto
Saiba determinar preços competitivos com base em análises de mercado. Para isso, você vai precisar ter uma visão maximizada sobre a rentabilidade no comércio eletrônico, bem como da categoria que está inserido. Esse é outro fator determinante que só os dados vão te ajudar.

Estas orientações são um guia básico e abrangente para vendedores de e-commerce navegarem pelo cenário dinâmico do mercado online brasileiro. Ao adotar uma abordagem cuidadosa na seleção de produtos, navegação nas categorias e implementação de técnicas eficazes de anúncios, os sellers podem não apenas se destacar na competição acirrada, mas também capitalizar o crescimento expressivo do e-commerce no país. Sendo um momento crucial para os profissionais do setor inovarem e maximizarem seu potencial de sucesso de negócios online.


*Juliana Vital é Global Chief Revenue Officer na Nubimetrics. Publicitária, com pós-graduação em administração pela FGV, entrou no mundo digital logo no início da carreira, que tem mais de 19 anos. É especialista em reposicionamento de produtos, diagnóstico de operações de empresas e reestruturação completa (da linha de produtos, receitas, processos e estrutura) com foco em aumento de receita e eficiência.


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DANIELA PIMENTEL SANTOS
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