13/06/2024 às 12h13min - Atualizada em 16/06/2024 às 06h04min

Projeto “Transitando” chega a Santos/SP nos dias 17 a 21 de junho para promover conscientização sobre o trânsito para as crianças da cidade

Iniciativa visa a criação, produção e circulação de uma peça teatral infantil

ISABELLE MANCINI
Grupo Komedi

As crianças ainda não são motoristas, mas são pedestres, passageiras ou ciclistas, o que também torna importante incluí-las na pauta sobre educação no trânsito. Pensando nisso, nos dias 17 a 21 de junho, serão realizadas apresentações do projeto “Transitando” em Santos/SP.

De acordo com dados do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), em 2022 foram registrados 979.878 acidentes de trânsito. Dessa forma, projetos como esse são essenciais para promover a conscientização desde a infância.

O projeto "Transitando" realizará a criação, produção e circulação de uma peça teatral infantil, com apresentações gratuitas. Também serão distribuídas cartilhas informativas com a mesma temática trabalhada. 

Os objetivos do projeto envolvem viabilizar o acesso das instituições públicas infantis aos espetáculos teatrais de qualidade, além de questionar, discutir e pontuar as necessidades urbanas que envolvem o trânsito, ensinando as crianças sobre as melhorias. Os temas abordados envolvem a segurança no trânsito, sinalização e cidadania. 

Sobre a peça

A peça “Transitando” mostra que, durante as aulas da Professora Eva sobre educação no trânsito, nem todos os alunos estão interessados no tema. Cauê é um deles, que acha que é assunto para adulto, mas acaba descobrindo na prática que ele deveria ter prestado mais atenção nas aulas para evitar possíveis acidentes.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Transitando” tem a produção de AF dos Santos Produções - ME, apoio da Komedi e Sancell, patrocínio da Brasil Terminal Portuário (BTP) e realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

“Apoiar este projeto é fortalecer a relação porto-cidade e acreditar na cultura como vetor de desenvolvimento e alavancagem de uma comunidade e região. É uma forma  de contribuir para que mais crianças e jovens de Escolas Públicas, vivenciem o potencial transformador da arte”, afirma Cláudio Oliveira, diretor Comercial e Marketing da Brasil Terminal Portuário (BTP).

Sobre a Brasil Terminal Portuário: Em operação desde 2013, a BTP – terminal privado de uso público – se consolidou como o maior terminal de contêineres da América do Sul. Localizada no Porto de Santos, a Empresa foi responsável pela remediação de um dos maiores passivos ambientais do País e, atualmente, possui capacidade de movimentação anual de 1,5 milhão de TEU. Com 1.108 metros de cais, preparado para receber três navios da new panamax class simultaneamente, o terminal atende embarcações com rotas para todos os continentes, além de serviços de cabotagem e feeder. Joint-venture entre a Terminal Investment Limited e a APM Terminals, a BTP detém as certificações internacionais OEA (Operador Econômico Autorizado), ISO 9001:2015 (Qualidade), ISO 14001:2015 (Meio Ambiente) e ISO 45001:2018 (Segurança e Saúde Ocupacional).

Sobre o Ministério da Cultura: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:

“Transitando” em Santos/SP
Datas, horários e locais:

17/06 - 8h30 e 13h30

UME Deputado Rubens Lara

Rua Lucinda de Matos, 293 - Morro Nova Cintra - Santos/SP.

18/06 - 8h e 13h30

UME Auxiliadora da Instrução

Praça Rubens Ferreira Martins, 08, Bairro Macuco - Santos/SP.

19/06 - 9h40 e 16h30

UME Cidade de Santos

Avenida Senador Dantas, 410 - Bairro Embaré - Santos/SP.

20/06 - 10h30 e 16h30

UME Vinte e Oito de Fevereiro

Rua Flamínio Levy, 1051 - Bairro Saboó - Santos/SP.

21/06 - 9h30

UME Olavo Bilac

Rua Carvalho de Mendonça, 601 - Bairro Campo Grande - Santos/SP.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELLE CRISTINA CAMPOS MANCINI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp