13/06/2024 às 14h03min - Atualizada em 16/06/2024 às 06h04min

Escolas de Descalvado/SP abrem as portas para o projeto “Biblioteca da Diversidade” no dia 19 de junho

Projeto contempla a doação de estruturas com obras literárias, brinquedos e oficinas para educadores e crianças

ISABELLE MANCINI
Grupo Komedi

As escolas de Descalvado/SP receberão as ações do projeto “Biblioteca da Diversidade”, no dia 19 de junho. A faixa etária é de crianças de 6 a 12 anos, estudantes da rede pública. 

O objetivo do projeto é viabilizar que as instituições possam trabalhar a leitura e arte na educação de base. Além disso, visa proporcionar formação aos professores, para condução de pautas construtivas sobre os povos indígenas e culturas afro-brasileiras. 

O projeto "Biblioteca da Diversidade" contempla a produção de uma estrutura de armário móvel, além da doação de obras literárias que têm como foco as culturas afro-brasileiras e de povos indígenas, brinquedos de cunho cultural, oficinas de práticas de mediações de leitura para educadores, bem como atividades infantis com brinquedos. 

As estruturas que serão doadas pelo projeto contém 80 livros literários infantis, incluindo temas da cultura afro-brasileira, 5 títulos são impressos em braille. Também serão ofertados 50 jogos e brinquedos educativos, bem como um acervo de materiais artísticos (papéis, lápis, canetinhas, etc).

O projeto conta com intérpretes de Libras e terá monitor que auxiliará o público no espaço e também irá orientar os participantes com deficiências físicas, visuais ou que apresentam espectros, síndromes ou doenças que gerem limitações.

Lei de Incentivo à Cultura, o projeto “Biblioteca da Diversidade” tem a produção da Scorsolino Produções, apoio da Altia e Komedi, com patrocínio da Ipiranga Agroindustrial, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos –  exposições,  shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Serviço:

“Biblioteca da Diversidade” em Descalvado/SP
Datas, horários e locais:

19.06 - 13h

EMEF Professor Francisco Fernando Faria da Cunha

Rua Expedicionário Sebastião de Arruda, nº 35, Jardim Colonial, Descalvado/SP.


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ISABELLE CRISTINA CAMPOS MANCINI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp