13/06/2024 às 11h25min - Atualizada em 16/06/2024 às 06h06min

Alugar carro fica mais em conta do que gastar com manutenção corretiva antes da viagem, diz ABLA

Soma dos gastos com óleo, filtros, fluidos, pastilhas, lâmpadas, mesmo sem troca de pneus ou bateria, mostra que viajar com carro alugado tende a ficar mais barato.

Agência Em Foco
Pixabay
Conforme avaliação da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), uma semana de aluguel de um carro fica mais em conta do que a soma dos gastos de manutenção corretiva necessários para pegar a estrada. A economia a favor de quem vai viajar com carro alugado se torna ainda maior quando a manutenção corretiva exige trocas de pneus e/ou de bateria, avalia a entidade setorial.

Segundo estatísticas da ABLA, o turismo de lazer é responsável pela demanda de aproximadamente 32% da frota total de 1.570.820 automóveis e comerciais leves das locadoras no Brasil. Trata-se do aluguel de curto prazo, feito em média para uma ou duas semanas e que é mais utilizado nas regiões turísticas de norte a sul do País.

A análise da entidade setorial levou em conta itens como: troca de óleo; filtros de óleo, de combustível e de ar; fluido de freio; pastilhas; palhetas; lâmpadas de farol; alinhamento e balanceamento – serviço que inclui rodízio dos pneus. No limite, esse conjunto de gastos com manutenção ultrapassam em até 20% o valor médio de pacotes de locação para sete dias com um carro básico, por exemplo.

Ainda conforme a ABLA, a maioria dos itens de manutenção implica na segurança da viagem e, se negligenciados, fazem crescer riscos de acidentes e prejuízos. “A preparação de um veículo para pegar a estrada envolve gastos extras que o proprietário precisa levar em consideração”, diz o presidente da ABLA, Marco Aurélio Nazaré. “Já no caso da locação, os carros são entregues 100% revisados, o que torna o custo-benefício mais positivo”.

Com o aluguel do veículo, o turista deixa de ter preocupações em encontrar, negociar e avaliar a qualidade das peças e serviços de mecânica, funilaria e pintura, contando também com assistência 24 horas, proteções contra roubo, incêndio ou colisão, carro reserva e até apoio jurídico da locadora quando necessário. 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
CAROLINA DUARTE MAIA SIMOES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp