13/06/2024 às 18h48min - Atualizada em 16/06/2024 às 06h08min

Loa e BP Bunge Bioenergia movimentam ecossistema de inovação de Dourados (MS) em dois dias de maratona

Evento reuniu estudantes, professores, empresários e integrantes de ecossistemas de inovação, tecnologia e negócios

Ricardo Gonçalves
Loa Produções Culturais

Dourados (MS), junho de 2024 - Com o apoio do Ministério da Cultura e patrocínio da BP Bunge Bioenergia, a Loa Produções Culturais promoveu nos dias 11 e 12 de junho, o Arte de Inovar com Maratona de Inovação - edição sustentabilidade. Realizado na Universidade Federal da Grande Dourados, o evento também contou com a participação de estudantes do Instituto Federal de Dourados. Mais de 200 pessoas, incluindo alunos, professores, mentores e convidados, marcaram presença nos dois dias de atividades.

Com o objetivo de acelerar o entendimento e contribuir na elaboração de soluções sustentáveis, o espetáculo teatral Água à Vista, da Cia de Teatro Parafernália, abriu o evento mediado pelo coordenador de inovação, Wellington Sacheti. Em seguida, foram realizadas diversas dinâmicas e oficinas com o apoio de mentores de ecossistemas de inovação, tecnologia e negócios.

“A Maratona de Inovação em Dourados destacou um ecossistema colaborativo, reunindo governo, entidades, academia e comunidade. As ideias apresentadas foram variadas, incluindo uma que conecta produtores e coletores, e outra, o App TO Florish, por exemplo, que promove a conscientização sobre a conservação do bioma Pantanal através de atividades conjuntas de alunos e comunidade local. Dourados continua inspirada pela inovação e gerando impacto transformador”, pontuou.

A coordenadora geral da Loa Produções Culturais, Andréia Nunes, também parabenizou os participantes. “Os alunos superaram as expectativas, mostrando que o projeto atende a diversos públicos com excelência. A reação e a entrega foram inspiradoras e a participação de convidados, mentores, jurados, secretários, reitores e representantes de empresas como a Embrapa foi essencial. Foi um trabalho intenso e motivador, unindo todos por um objetivo comum. É um orgulho fazer parte desse movimento da Maratona de Inovação”, afirmou.

Entre os convidados também estava o secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da SEMADESC/SECTI, Ricardo Senna, que reforçou a importância do evento para o Estado. “A Maratona de Inovação foi uma experiência fantástica. Ela traz de forma lúdica o engajamento das pessoas, de todos os atores, e dá luz e protagonismo ao ecossistema de inovação. Essa experiência foi sensacional e serve como um grande exemplo que podemos replicar para outros ecossistemas do Mato Grosso do Sul”, disse Senna.

Finalizando o evento, os jurados premiaram as equipes que apresentaram as três melhores soluções: Saniamir (1° lugar), Peso na Consciência (2° lugar) e Cooperativismo Pet (3° lugar).

O evento contou ainda com a participação de Jones Dari Goettert, Reitor da UFGD; Aline Pereira Filiu, Coordenadora de Inovação, Pesquisa e Desenvolvimento do Governo do Estado do MS; Elainne Peres, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Dourados; e Eliane da Silva Leandro, Coordenadora de Captação de Recursos e Desenvolvimento de Projetos da SEMADESC/SECTI. Também participaram Rafael Zanoni Fontes, Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Agropecuária Oeste; Karina Kristiane Vicelli, Coordenadora de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS); e representantes do Sebrae MS, Vitor Gonçalves Faria e Maria Isabel Schierholt. Do Senac Dourados, esteve presente Kilça Tanaka Botelho, Coordenadora Pedagógica. Além disso, voluntários da BP Bunge, incluindo Jaine Aparecida Balbino Padovan, Felipe Eduardo Lucas de Matos, Bianca Maria Kessler Wagner e Julia Martins Cabral, também marcaram presença.

A próxima edição do Arte de Inovar com Maratona de Inovação será nos dias 17 e 18 de junho, em Paulo de Faria (SP). A perspectiva é que a iniciativa chegue, em 2024, a cinco estados brasileiros, impactando cerca de 3.500 pessoas.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp