13/06/2024 às 08h31min - Atualizada em 16/06/2024 às 06h08min

Sindicomércio anuncia Festival de Inverno do Sesc em Silva Jardim e Casimiro de Abreu

Evento multilinguagem acontecerá entre os dias 12 e 28 de julho em 22 cidades fluminense

Bruno Pirozi
Pirozi Assessoria de Imprensa
Foto: Matheus Müller

O Sindicomércio anunciou que pela primeira vez, o município de Silva Jardim (RJ) receberá o maior evento multicultural do Brasil, o Festival Sesc de Inverno. Este ano, o evento ocorrerá entre 12 e 28 de julho em 22 localidades do estado do Rio de Janeiro, incluindo Casimiro de Abreu, e promete ser a maior edição de todos os tempos. Os destaques da programação serão divulgados em breve no site oficial do Sesc Rio, www.sescrio.org.br.

Marcelo Ayres, presidente do Sindicomércio Rio das Ostras, Casimiro de Abreu e Silva Jardim, celebra a inclusão de Silva Jardim no festival: "Este ano conseguimos contemplar, pela primeira vez, o município de Silva Jardim, que integra a abrangência de atuação de nosso sindicato. Será um grande presente para os munícipes e para os empresários da cidade, que alavancam suas vendas com a promoção de eventos de qualidade. Essa iniciativa cultural é de extrema importância para a região, valorizando a arte e proporcionando momentos de lazer e entretenimento para a comunidade."

A programação do festival é gratuita ou a preços populares e inclui uma ampla gama de atividades culturais, como música, teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais. Tradicionalmente, as cidades-polo do evento são Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, na Região Serrana. O festival é realizado com o apoio das prefeituras locais e dos sindicatos varejistas.

A cada edição, o Festival Sesc de Inverno adota um tema para reflexão, incorporado na identidade visual e na programação artística. Este ano, o conceito celebra a multiplicidade do Brasil através do acróstico "P-L-U-R-A-L", que sintetiza a diversidade cultural do país com as palavras: P de povos, L de lugares, U de união, R de raízes, A de artes e L de linguagens.

O conceito se baseia em pilares como o reconhecimento das raízes e tradições brasileiras, a conexão das singularidades, hábitos e costumes, a construção da identidade nacional, a valorização dos territórios e o orgulho de pertencer, a troca de experiências e saberes, a vivência da pluralidade brasileira em 22 localidades do estado e, por fim, a celebração da diversidade cultural do país.

O Festival Sesc de Inverno é um evento inclusivo, voltado para todos os públicos, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão. A cada ano, o festival atinge um número crescente de pessoas em diversas localidades do estado, promovendo a interação entre artistas e público e reunindo importantes nomes da cena cultural nacional. A curadoria do evento se esforça para valorizar experiências e práticas culturais que refletem essa pluralidade.

"O 22º Festival Sesc de Inverno exalta a pluralidade, a diversidade cultural e a inclusão, homenageando as raízes do povo brasileiro com a maior edição de todos os tempos", afirma Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sistema Fecomércio RJ. "Tenho certeza de que o festival representará uma grande catarse da nossa cultura, através de vertentes como música, arte, dança, teatro, cinema e tantas outras expressões artísticas, que nos enriquecem culturalmente e reafirmam a força do Sesc RJ em transformar a vida de tantas pessoas."
Com a chegada do Festival Sesc de Inverno, Silva Jardim e Casimiro de Abreu se preparam para receber uma programação rica e diversificada, proporcionando uma experiência cultural única para seus moradores e visitantes. Fique atento às novidades e participe dessa grande celebração da cultura brasileira.      





Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Bruno José Machado Pirozi
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp