13/06/2024 às 10h46min - Atualizada em 16/06/2024 às 06h08min

Abrale e Abrasta incentivam a doação de sangue no Junho Vermelho

No Brasil, apenas 14 a cada mil habitantes doam sangue regularmente

SONIA DINIZ
divulgação
Neste #JunhoVermelho, a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta) estimulam a doação de sangue em todo o país.

Com o tema "Doe sangue e salve vidas. Sua atitude reflete em todos", a campanha desenvolvida pelas entidades busca sensibilizar a sociedade sobre o impacto positivo que doar sangue tem para toda a comunidade.

Para doar, basta seguir alguns requisitos básicos: procurar um hemocentro na sua região, estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos), pesar no mínimo 50 kg e estar descansado, com pelo menos 6 horas de sono nas últimas 24 horas.

Transfusões sanguíneas são vitais para pacientes oncológicos, pessoas com talassemia, vítimas de acidentes e pacientes cirúrgicos, além daqueles que enfrentam tragédias ambientais.
No Brasil, apenas 14 a cada mil habitantes doam sangue regularmente. Esse número é preocupantemente baixo e se torna ainda mais crítico em situações de catástrofes climáticas, como as enchentes recentes no Rio Grande do Sul. Nessas circunstâncias, os bancos de sangue locais enfrentam ainda mais dificuldades para captar doadores, comprometendo o estoque de bolsas de sangue necessário para atender a demanda crescente.

“Convivo com a talassemia maior, um tipo de anemia hereditária, desde meu nascimento. Eu dependo das transfusões de sangue para sobreviver, elas são parte do meu tratamento e acontecem a cada 20 dias em média. Por isso, sei o quanto é importante que as pessoas coloquem em prática este gesto de amor. Além disso, é fundamental que, por meio da disseminação de informações, os tabus sejam quebrados e novos conhecimentos compartilhados. Assim como nossa campanha diz, nós somos espelho para a sociedade”, diz Eduardo Froes, presidente da Abrasta. 

A Abrale e a Abrasta são organizações sem fins lucrativos que se dedicam a oferecer suporte e mobilizar recursos para garantir que todas as pessoas com câncer do sangue e talassemia tenham acesso ao melhor tratamento possível.

Reforçamos que as transfusões são uma parte essencial da terapia oncológica. Por exemplo, um paciente com leucemia pode necessitar de até 40 bolsas de sangue ao longo de seu tratamento. Já uma pessoa com talassemia major precisa de transfusões regulares, com uma média de quatro bolsas de sangue por mês para sobreviver.

Diante disso, a mensagem é clara: Doe sangue! Sua atitude salva vidas e reflete em todos. Cada doação é um ato de amor ao próximo. Vamos juntos, unidos, fazer a diferença e manter viva a chama da solidariedade e do cuidado com o outro.

Monumentos ficam vermelhos em alusão ao mês da doação de sangue à campanha da Abrale e Abrasta.

São eles:
  • FIESP – São Paulo
Dia 14/06, das 19h às 21h
  • Cúpula da Câmara dos Deputados - Brasília
Do escurecer do dia 13/06 até o amanhecer do dia 14/06
  • Hemocentro de Ribeirão Preto
Dia 14/06, das 18h às 6h
  • Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto
Dia 14/06 das 18h às 6h

Acesse mais informações da campanha em: https://www.abrasta.org.br/junhovermelho

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LEANDRO ANTONIO FERRARI ANDRADE
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp