03/07/2024 às 14h06min - Atualizada em 04/07/2024 às 08h01min

Os tipos de estresse e a fadiga mental que causam a queda de cabelo

O estresse pode atingir todo o corpo e afetar a saúde mental, prejudicando a vida afetiva, social, acadêmica, profissional e também a saúde capilar, causando o eflúvio telógeno

HV PRESS
Imagem: Reprodução/Freepik
 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou, em junho de 2022, um relatório com dados que exigem atenção especial: cerca de um bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de transtorno mental.

 

O estresse pode chegar a um dos seus níveis mais elevados atingindo todo o corpo e afetando, por conseguinte, a saúde mental do indivíduo, prejudicando a vida afetiva, social, acadêmica e profissional. 

 

Porém, poucos se atentam aos fios de cabelos que começam a cair mais intensamente quando estão sob os efeitos do estresse, isso porque a queda se inicia geralmente depois de três meses do começo do transtorno, assim o paciente acaba não relacionando a queda com o estresse, visto que já passou meses de toda aquela ansiedade e agitação.

 

“A queda de cabelo por estresse é chamada de eflúvio telógeno. Essa condição é reversível, pois quando a fase do estresse passa, os fios de cabelo voltam a crescer, isso porque as células do folículo não estão doentes, só deixam de trabalhar.”, explica Iago Ferreira Carega, médico da maior clínica especialista em transplante capilar e ciências capilares de Guarulhos, Vitta Capelli.

 

Existe um trabalho constante das células produtoras dos fios, por isso, elas possuem uma alta taxa metabólica e necessitam de “alimentos” contínuos, porém, na fase do estresse, os cabelos recebem menos nutrientes, porque as células produtoras recebem menos sangue e param de trabalhar. E o cabelo, quando para de crescer, cai.

 

Segundo o especialista, há diferentes tipos de estresse, sendo eles:

 
  • Estresse Crônico: Com duração de mais de 3 meses, é um dos casos de estresses contínuos quando se trata de rotinas intensas e fatigantes; 
  • Estresse Agudo: Com duração máxima de 1 mês, é uma das situações em que os sintomas aparecem por meio de um acontecimento estressante;
  • Estresse Agudo Episódico: Semelhante ao anterior, este ocorre através de um fenômeno que acontece com frequência;
  • Estresse Pós-Traumático: Provocado por algum acontecimento extremo, como um acidente ou uma notícia de perda ou doença, por exemplo.
 

O eflúvio telógeno é passageiro e tem solução. Porém, a queda pode se tornar crônica como vimos, necessitando de cuidados médicos maiores e tendo meses de tratamento e acompanhamento.

 

Iago ainda comenta sobre alguns fatores que muitas vezes passam despercebidos, mas que podem agravar o quadro da queda de cabelos por estresse, como:

 
  • Falta de Alimentação adequada: Principal fator para manter a saúde dos cabelos. É com a reposição de nutrientes e vitaminas que podemos direcionar as substâncias corretas aos folículos pilosos;
  • Sedentarismo: A prática de exercícios físicos são um dos grandes aliados para a redução do estresse e ansiedade, além de melhorar o metabolismo. O sedentarismo pode prejudicar a saúde como um todo, e também os cabelos.
  • Cigarro: Já considerado prejudicial à saúde, o tabaco também pode comprometer a saúde capilar, pois a substância reduz a circulação de pequenos vasos como os que nutrem os fios de cabelo.
 

Como formas de tratamento, o médico e especialista capilar da clínica Vitta Capelli recomenda medicamentos orais como vitaminas, medicamentos tópicos, dependendo do caso os injetáveis e a LEDterapia. “Poderia citar diversos tipos de tratamentos para a queda de cabelo, mas o essencial é procurar ajuda médica nas clínicas especialistas em medicina capilar, independente do caso, para uma avaliação prévia do grau da queda e para que o profissional tenha um diagnóstico completo para receitar os medicamentos e tratamentos necessários ao paciente.”, recomenda o tricologista.


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HIGOR BATISTA VICENTE
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp