19/06/2024 às 17h43min - Atualizada em 04/07/2024 às 08h07min

Lançamento do livro Mão a Mão por Mano a Mana

A metodologia é criada pela companhia para ensino e prática da técnica circense

POMBO CORREIO ASSESSORIA DE COMUNICAçãO
Estúdio Sarara Rodrigues

Lançamento do livro Mão a Mão por Mano a Mana apresenta metodologia criada pela companhia para ensino e prática da técnica circense

 

Serão 5 grandes ações de lançamento pelo Brasil, com as duas primeiras datas de lançamento já agendadas em festivais circenses, em Tocantins e São Paulo
 

A metodologia para ensino e prática da técnica circense Mão a Mão, desenvolvida por Mano a Mana desde sua criação em 2019 é tema do livro que será lançado no dia 4 de julho, às 10h, no Centro Cultural Circo Os Kako, na programação do 11º Festival de Circo de Taquaçuru, em Tocantins. A trupe tem um segundo lançamento da obra durante o 5º Festival de Mão a Mão, que acontece de 26 a 29 de julho em São Paulo.

O livro se tornou realidade a partir do edital RETOMADA CIRCO da FUNARTE, com o projeto de escrita e publicação sendo destacado na primeira colocação do Sudeste. Por ser um edital federal, o lançamento irá ocorrer em 5 regiões do Brasil, e conta com três versões: o livro físico, em papel, o livro digital, e o audiolivro, acessível a pessoas analfabetas, cegas e de baixa visão.

Na publicação, os artistas Dyego Yamaguishi e Marília Mattos, fundadores do grupo circense, compartilham sua trajetória e como esta os despertou a necessidade de construir novos caminhos na cultura de praticantes de mão a mão. A obra conta um pouco de seus caminhos individuais até se encontrarem e os frutos gerados deste encontro para a classe mão a mãozeira – como encontros mensais de treino, um festival de mão a mão anual, um canal do YouTube com videoaulas gratuitas e agora, também este livro.

Além disso, Mão a Mão por Mano a Mana conta com artigos inéditos de duas profissionais da área da saúde, uma psicóloga e uma fisioterapeuta, que acrescentam com saberes específicos aplicados a prática de forma a colaborar com cada pessoa que pratica essa técnica e tem desejo de evoluir em segurança, física e emocional.

Ao todo o livro convida a questionar os padrões que aprendemos sobre mão a mão, e quais os caminhos para experimentar outras formas de evoluir. Nas práticas da companhia Mano a Mana e mais do que nunca neste livro, a hipótese está cada vez mais forte: o caminho para a evolução é o cuidado.

Primeiro lançamento

Como dito anteriormente, o primeiro lançamento do livro acontece no dia 4 de julho, às 10h, em Tocantins, mais especificamente durante a programação do 11º Festival de Circo de Taquaruçu, que acontece entre os dias 4 a 7 de julho, no Centro Cultural Circo Os Kako. 

No evento, o grupo ainda apresenta a oficina de “Mão a Mão”, a partir da metodologia explorada no livro (no dia 5, às 9h) e o espetáculo "Atravessando lugares” ( também no dia 5, às 18h30, na Praça Macaípe).

Segundo lançamento

De volta a São Paulo, o grupo faz um segundo lançamento do livro durante a 5ª edição do Festival de Mão a Mão, que acontece no Sesc Santo Amaro e outros espaços, de 26 a 29 de julho. A programação completa será divulgada em breve.

No dia 26 de julho, o Sesc Santo Amaro recebe o espetáculo "Atravessando Novos Lugares", que é a versão de seu espetáculo em nova criação, com audionarração, apresentada por 3 artistas. Nesse mesmo dia, acontece o lançamento do livro em formato de audiobook, com vivência para artistas cegas e de baixa visão a partir da metodologia do livro. Tanto este espetáculo quanto o livro em formato acessível a pessoas cegas e de baixa visão contaram com a parceria imprescindível do Vozes Diversas, na pessoa de Cintia Alves. 

O livro Mão a Mão por Mano a Mana será lançado e distribuído gratuitamente para o público no dia 28, às 19h, no espaço Galpão do Circo, que fica na Vila Anglo Brasileira. E, no dia 29, pela manhã, os artistas realizam um bate-papo online sobre a obra, com horários a serem definidos a depender das parcerias firmadas para este diálogo.

Sobre a Mano a Mana

​​A companhia Mano a Mana nasce em setembro de 2019, formada por Dyego Yamaguishi e Marília Mattos. O grupo surge graças ao desejo dos artistas de treinar juntos e a disseminar as técnicas de Mão a Mão e Acrobacias a partir do cuidado. Seu trabalho se apoia no tripé interdependente: desenvolvimento técnico, criação artística e formação. 

Além das técnicas de Mão a Mão e Acrobacias, em 2021 o grupo iniciou os estudos com a Barra Russa, e desenvolve ações para viabilizar a ampliação de praticantes da técnica no Brasil.

Serviço

Lançamento do livro Mão a Mão

Editora: Giostri

Disponível em https://www.manoamana.com/livro-mam a partir de 04 de julho.

 

Primeiro lançamento

11º Festival de circo de Taquaruçu

Quando: 4 a 7 de julho.

Lançamento do Livro

Quando: 4 de julho, às 10h

Onde: Centro Cultural Circo Os Kaco - Avenida dois quadra 45, Taquaruçu, Palmas, Tocantins 

Oficina de mão a mão a partir da metodologia do livro

Quando: 5 de julho, das 9h às 12h.

Onde: Centro Cultural Circo Os Kaco 

Avenida dois quadra 45, Taquaruçu, Palmas, Tocantins

Espetáculo Atravessando lugares

Quando: 5 de julho, às 18:30h 

Onde: Centro Cultural Circo Os Kaco - Avenida dois quadra 45, Taquaruçu, Palmas, Tocantins

 

Segundo lançamento

5º Festival de Mão a Mão - Reflexões e Práticas

Quando: 26 a 29 de julho

 

Espetáculo Atravessando Novos Lugares

Quando: 26 de julho, às 19h

Onde: Sesc Santo Amaro - R. Amador Bueno, 505 - Santo Amaro, São Paulo 

Horário: Ainda a definir

 

Lançamento do livro

Quando: 28 de julho, às 19h

Onde: Galpão do circo - Rua Félix Della Rosa, 101 - Vila Anglo Brasileira, São Paulo 

 

Bate papo sobre o livro de mão a mão (online)

Quando: 28 de julho, pela manhã.

Será divulgado pelo instagram @festi.mam e no site manoamana.com


 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DOUGLAS DE PAULA PICCHETTI
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp