19/06/2024 às 10h54min - Atualizada em 04/07/2024 às 08h07min

“Movido pela mente”: inspiração e legado de Ricky Ribeiro em sua luta contra a ELA

Limitado pela Esclerose Lateral Amiotrófica, autor escreveu seus relatos utilizando um aparelho com sensor óptico que lhe permite digitar com os movimentos dos olhos

Débora Luz | Literare Books
Literare Books International - Divulgação


Quando o mundo celebra o Dia Internacional de Luta contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), em 21 de junho, o Brasil tem um representante de peso nesta batalha: Luiz Henrique da Cruz Ribeiro, mais conhecido como Ricky Ribeiro. Sua luta não é apenas pessoal, mas visa melhorar a vida de muitos por meio de suas ações e legado, agora eternizados em um livro comovente.


No dia 28 de junho, sexta-feira, a Literare Books International lançará “Movido pela Mente” na Livraria Travessa Villa Lobos (Av. Dra. Ruth Cardoso, 4777), em São Paulo/SP, a partir das 19h, com entrada gratuita.

“Movido pela Mente” narra a vida de Ricky Ribeiro, um brasileiro apaixonado por mobilidade urbana, que enfrenta os desafios da ELA. A doença, neurodegenerativa e devastadora, não foi capaz de limitar a mente brilhante de Ricky, que transformou sua luta pessoal em um poderoso legado para a sociedade.

Ricky descobriu sua paixão pela mobilidade urbana enquanto morava em Barcelona entre 2004 e 2006, onde cursou um Mestrado em Sustentabilidade e um MBA Executivo. Foi durante esse período que ele recebeu o diagnóstico de ELA, um choque que transformaria sua vida para sempre. O livro detalha sua trajetória desde os primeiros sintomas de fraqueza muscular até o diagnóstico e as superações contínuas, mostrando como uma mente ilimitada pode transcender obstáculos físicos.

Mesmo confinado a uma cama, Ricky desafiou os prognósticos sombrios da ELA e dedicou-se a causas nobres. Fundou o portal Mobilize Brasil, que se tornou a principal referência em mobilidade urbana no país. A ONG promove propostas inovadoras para melhorar a mobilidade urbana, como a criação de mais ciclovias, calçadas acessíveis e transportes públicos eficientes.

O livro, escrito em colaboração com Gisele Mirabai, foi produzido de forma única: Ricky utilizou um aparelho com sensor óptico para digitar com os movimentos dos olhos, enquanto Gisele reuniu o material e deu forma à narrativa. A obra é um testemunho de amor à vida, determinação e a importância do apoio familiar e dos amigos.

"Movido pela Mente" vai além de uma autobiografia, mas uma fonte de inspiração para todos. Ele destaca a importância das oportunidades, dos valores internos, da cultura, do conhecimento e, acima de tudo, do amor e apoio incondicional da família e amigos. Ricky nos mostra que a verdadeira força reside na mente e no apoio daqueles que amamos.

O livro apresenta também considerações sobre nossas cidades, explora maneiras mais sustentáveis de nos deslocarmos e de utilizarmos o espaço urbano, e discute temas como política, meio ambiente, além de valores como união, tolerância e não violência. O mais importante, revela que a chave para superar os maiores desafios está em um único lugar: a nossa própria mente.

A história de Ricky Ribeiro nos lembra da importância de lutar por uma vida melhor, não apenas para nós mesmos, mas para a sociedade como um todo. Seu livro é uma leitura obrigatória para quem busca inspiração e deseja compreender os desafios e as possibilidades da mobilidade urbana.



Mais informações
Movido pela mente
Subtítulo: Sem se mover, ele criou o maior portal de mobilidade urbana do Brasil
Autor: Ricky Ribeiro e Gisele Mirabai
Editora: Literare Books International – 2ª edição (versão atualizada) – 464 páginas – 2024 – R$ 69,90
Formato: 16 x 23 cm | Categoria: Não Ficção
ISBN do físico: 9786559228515 | ISBN do digital: 9786559228522
Onde comprar: Amazon | Loja Literare Books | Livrarias e Plataformas Digitais

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DÉBORA SANTANA LUZ
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp