06/07/2024 às 15h08min - Atualizada em 10/07/2024 às 08h00min

Diplomacia cidadã pelo clima

Mudanças Climáticas

Renato Nalini
Domínio Público
            O assunto que preocupa as maiores autoridades mundiais, os cientistas, os pensadores e os seres sensíveis é a mudança climática. O negacionismo já sequer tem coragem de afirmar que todas as alterações da atmosfera, da temperatura, das chuvas e demais condições da natureza são normais, porque não há dia em que não aconteça algo trágico.
            Depois do Rio Grande do Sul, a Suíça teve deslizamentos de neve e chuvas torrenciais, que afastaram os turistas e vedaram a possibilidade de prática de esportes tradicionais, como o esqui. Em seguida, ciclone em Cancún, a apavorar moradores e visitantes.
            São Paulo toma todos os cuidados para que ocorrências assim não matem e causem o menor impacto possível em termos de destruição e prejuízos. Mas isso é insuficiente para conscientizar toda a população, a fim de que ela também adote uma conduta responsável, que prestigie a resiliência e não seja fator de agravamento da situação.
            Com esse intuito, a Secretaria Executiva das Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo instituiu o projeto “Embaixadores do Clima”, conclamando a sociedade civil a participar dessa grande cruzada em favor da vida e da natureza. O intuito é fazer a propagação do tema e também suscitar atividades concretas que possam mitigar os efeitos dos fenômenos extremos, além de adaptar a cidade e a cidadania para melhor responder a eles.
            Já aceitaram esse desafio mais de cem pessoas, em diversos bairros da capital. Mas quantos mais, melhor. Vamos fazer com que São Paulo inteira mostre ao mundo que é possível salvar vidas, cuidar principalmente dos menos favorecidos, enquanto se providencia a devolução à cidade, daquilo que dela se subtraiu: o verde, a água, a paisagem e a alegria de viver.

*José Renato Nalini é Secretário-Executivo das Mudanças Climáticas de São Paulo.
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCIANA FELDMAN
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp