05/07/2024 às 16h49min - Atualizada em 10/07/2024 às 08h00min

Com eletrificação da frota, Grupo Elfa inicia nova fase no programa de substituição de combustíveis fósseis

“Frota Verde” tem a ambição de eletrificar boa parte da frota da companhia nos próximos anos

Equipe de reportagem
Foto: Reprodução/Grupo Elfa
O Grupo Elfa, rede que conecta serviços e soluções logísticas para todo o ecossistema de saúde no Brasil, com a eficiência e a personalização de quem entende de seu negócio, lança o projeto “Frota Verde”, marco inicial de eletrificação de sua frota. O objetivo da empresa é acelerar o uso de automóveis elétricos nos próximos anos, em substituição a modelos que são abastecidos por combustíveis fósseis.

Com uma frota constituída de veículos próprios e terceirizados, a companhia iniciará o projeto com um modelo de caminhão, na rota entre Santana de Parnaíba/SP e Sumaré/SP, no estado de São Paulo.

“Essa é mais uma iniciativa estratégica e conectada com a necessidade de atenção às mudanças climáticas e integra um conjunto de ações para alcançarmos nossas metas públicas de ESG. Recentemente anunciamos a substituição do uso de combustíveis fósseis por etanol e agora começamos a incluir os eletrificados na composição de nossa frota”, afirma Fred Lopes, CHRO & CSO do Grupo Elfa.

O “Frota Verde” é uma parceria com a EVolution Mobility, empresa especializada em soluções de mobilidade elétrica, que envolve locação de veículos, infraestrutura de recarga e serviços.

O caminhão que entra em funcionamento, tem autonomia para rodar 180 km e capacidade de 20m³ como volume de carga; é ainda equipado com sistema de telemetria avançada, que monitora de forma automática e em tempo real diversos aspectos de utilização. Um dos benefícios proporcionados pelo “Frota Verde” é a redução no custo operacional, já que pesquisas recentes identificaram que o custo de carga elétrica é menor, em comparação com modelos de abastecimento a diesel. Além disso, a manutenção mais rápida e menos frequente é outra vantagem.

Além de contribuir com a redução de emissão de poluentes na atmosfera, o uso de veículos elétricos também proporciona melhores condições de trabalho aos motoristas, já que são minimizados odores, ruídos, vibrações e calor, fora a facilidade com a própria condução devido câmbio automático.

“Sem dúvidas, a presença da EVolution Mobility nos proporciona uma parceria estratégica e confiável, que nos permitiu tirar este projeto do papel. A empresa tem um amplo portfólio de serviços de eletrificação de automóveis e oferecerá correta infraestrutura visando os negócios do Grupo Elfa, que continua diligente quanto à compreensão das necessidades de mercado e contribuição para um planeta sustentável”, destaca Lopes.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
LUCAS LEAL PEREIRA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornaldobelem.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp